icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
ENTRETENIMENTO

Atenção corredores! Vocês já fizeram o teste da pisada?!

Um dos prejuízos que uma mal pisada pode acarretar é uma inflamação chamada de tenidite fibular

foto autor

10/11/2014 às 18:04 • Atualizada em 26/08/2022 às 17:55 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Teste ajudará a prevenir lesões ocasionadas pela "pisada errada"
Diversos exames precisam ser feitos para quem deseja começar a correr. Um deles é o teste da Pisada, que pouca gente faz, mas que é importante para evitar lesões complicadas de se reverter. De acordo com a fisioterapeuta, Angela Silva Fonseca, é necessário verificar o formato dos pés para identificar o melhor calçado a ser utilizado. "O teste é chamado Baropodometria e avaliará minuciosamente o tipo da pisada do corredor. São utilizados aparelhos com câmeras em 3D. Este é mais detalhado e preciso", explica. O exame porém é caro e alternativa é fazer a avaliação colocando o pé em uma plataforma computadorizada que faz a avaliação do membro ou, ainda verificar o desgaste do tênis. "Pegamos um calçado já usado pelo paciente e verificamos qual a parte do solado está mais depreciada", diz.
Outra orientação é que uma vez o teste da pisada feito e o tênis escolhido é preciso não correr por mais de 700 quilometros com a peça.
Um dos prejuízos que uma mal pisada pode acarretar é uma inflamação chamada de tenidite fibular. Ela acontece quando há uma inflamação e dores na lateral pé. Em alguns casos, o corredor precisa de fisioterapia para resolver o problema e em situações extremas, é recomendada intervenção cirúrgica.
Tipos de pisada
1. Pronada
O pé ao tocar o chão apoia-se do seu lado interno, se move para dentro e usa o dedão par ganhar impulso.
2. Normal
O pé ao tocar o chão apoia o lado externo do calcanhar e se move lentamente para dentro, seguindo em linha reta até a elevação do dedão.
3. Supinada
O pé toca o chão do lado externo do calcanhar e continua o movimento usando o lado externo ganhando impulso no dedinho.
Tipos de Tênis
1. Eles estão divididos em três categorias: Para dar estabilidade, controlar o movimento, amortecer, performance e trilha.
2. Lembrar que o tênis não pode atender a questão de estética. Esta é o que menos importa. O acessório precisa atender às necessidades do corredor.
3. Importante observar também que o sapato precisa atender a modalidade esportiva praticada.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em entretenimento