Integrando a programação “Abril - Mês da Dança”, da Fundação Cultural do Estado (Funceb) e da Secretaria de Cultura (Secult), o Balé Teatro Castro Alves (BTCA) dá continuidade à série de apresentações de sua mais nova montagem, 1POR1PRAUM, com espetáculos em Salvador e nos municípios de Itabuna, Ilhéus, Mutuípe e Lauro de Freitas, sempre com entrada gratuita.
A companhia se apresenta no próximo dia 14, quarta-feira, na Praça João Paulo II, no bairro de Alagados, na Capital, às 17 horas. Depois, estará em cartaz no sul do Estado: dia 17, sábado, na Praça Otávio Mangabeira, em Itabuna, e 18, domingo, na Praça D. Eduardo, em Ilhéus, sempre às 17 horas.
Já no final do mês, o BTCA fará duas apresentações em Mutuípe. A primeira no dia 24, sábado, na Praça Góes Calmon, e no dia seguinte, 25, domingo, na Av. Bartolomeu Chaves, em frente à Casa da Cultura. No dia 27, o espetáculo será em Lauro de Freitas, na Praça da Matriz, e, no encerramento do Mês da Dança, o BTCA volta a dançar em Salvador, no dia 29, na Lagoa do Abaeté, ao lado da Casa da Música.
Confissão – Ao invés de ser apresentado no palco tradicional, o espetáculo 1POR1PRAUM acontece em cabines individuais, onde cada artista (no total de 20 bailarinos-intérpretes que se revezam) recebe um espectador por vez, em solos que duram em média cinco minutos cada um. “Trata-se de um confessionário, onde o bailarino e seu único público compartilharão uma determinada emoção que ficará restrita e segredada aos dois”, descreve o diretor artístico do BTCA, Jorge Vermelho, que concebeu a montagem, sob a supervisão da coreógrafa paulista Renata Melo.
1POR1PRAUM desperta a curiosidade do espectador que, ao entrar na cabine, é imediatamente envolvido com a proposta em cena, a qual pode ser um solo dramático, cômico, lírico ou até mesmo enigmático, a depender da leitura pessoal. Aliados ao talento e à técnica dos bailarinos, os detalhes de luz, som, figurinos e maquiagem foram pensados de modo especial, em função do espaço reduzido das cabines. A estreia aconteceu no dia 28 de março, em plena Praça 2 de julho, no Campo Grande. Na sequência, o BTCA se apresentou no Solar Boa Vista de Brotas, na Biblioteca Pública do Estado, nos Barris, e na Praça São Brás, em Plataforma.
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!