icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
ENTRETENIMENTO

Belas Artes sedia Encontro Nacional de Pesquisadores

foto autor

14/09/2009 às 14:32 • Atualizada em 27/08/2022 às 0:38 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

O Programa de Pós Graduação da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia vai sediar o 18º Encontro da ANPAP-Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, que acontece de 21 a 26 de setembro em Salvador, reunindo 390 participantes (70 bolsistas) de 17 estados do país, entre artistas plásticos, restauradores, historiadores, estudantes e doutores ligados as artes visuais.

O evento conta com conferências, exposições, feira de obras de arte, o lançamento de 7 revistas de pós-graduação e cinqüenta livros de doutores e pós-doutores de renome, como: a pernambucana Anna Mae Barbosa professora da USP - Universidade de São Paulo e uma das maiores arte-educadoras do país; Christine Mello da FASM - Faculdade Santa Marcelina em São Paulo; Lucimar Bello da PUC - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Lilian Amaral, Geraldo Souza Dias, Manoel Bellotto e Neide Marcondes da USP - Universidade de São Paulo; Sandra Regina Ramalho de Oliveira e Sandra Makowiecky da UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina; VigaGordilho da UFBA - Universidade Federal da Bahia, atual presidente da ANPAP; e Maria Hermínia Oliveira Hernández Coordenadora dos Cursos de Pós-Graduação da EBA – Escola de Belas Artes.

O encontro conta também com a participação do artista plástico espanhol de renome internacional, Miguel Molina, professor de escultura da Universidade Politécnica de Valencia que abrirá o evento com uma palestra e do fotógrafo e artista visual Sílvio Zamboni ex-presidente da ANPAP, que será homenageado, pioneiro no uso de microcomputadores em arte no Brasil e o responsável pela introdução da pesquisa em artes na CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

As conferências com apresentações de pesquisas de associados e não associados, serão realizadas de 23 a 25 das 14h às 17:50h nas dependências da Escola de Belas Artes, onde acontece durante todo o evento uma feira de trabalhos artísticos produzidos por alunos da EBA e coordenada pela professora Nancy Novaes.

Três exposições serão destaque do 18º Encontro Nacional da ANPAP: Na Galeria Canizares da EBA, “Outros Papéis”, uma mostra com trabalhos dos associados da ANPAP e mestrandos da PPGAV- Programa de Pós-Gaduação em Artes Visuais, com papel artesanal reciclado produzido por pessoas da comunidade de Goiânia em Pernambuco, participantes do projeto “Mata Vida”, sob a coordenação de Suzana Azevedo.

No Casarão Rosa na EBA; a 2 ª etapa da exposição “Doce de Santo”, que reúne cerca de 240 trabalhos em compotas de vidros de artistas de todo o Brasil e do exterior. A exposição é uma mostra processual de um coletivo de artistas sobre a cultura popular, tendo como tema “Cosme e Damião”. A curadoria é de Luiz Cláudio Campos e José Henrique Barreto, mestre e mestrando do PPGAV e “Quem tem Medo de Olhar para Cima”, mostra fotográfica de Sílvio Zamboni, cuja vernissage acontece quarta-feira dia 23 às 19h na Galeria ACBEU na Vitória.

Criada há 22 anos a ANPAP-Associação Nacional de pesquisadores em Artes plásticas, tem a sua sede atual no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da centenária Escola de Belas Artes – UFBA e reúne 150 membros de todo o país, associados em comitês de História, Teoria e Crítica de Arte, Poéticas Artísticas, Educação em Artes Visuais, Curadoria e Patrimônio, Conservação e Restauro. Atualmente sua diretoria possui integrantes das Universidades Federais de Pernambuco, Paraíba e Bahia.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em entretenimento