Nesta quarta-feira (23), a Biblioteca Juracy Magalhães Jr. comemora 41 anos disponibilizando à comunidade do Rio Vermelho e região atividades literárias e lúdicas. Para festejar a data, haverá um encontro com o escritor Tasso Franco, às 14h30, seguido da apresentação musical do Coral Intermezzo, às 16h, sob a regência da professora Miriam Fontal, que executará músicas francesas, homenageando o ano da França no Brasil. O público também poderá conferir uma exposição que conta a história da biblioteca e relembra os fatos importantes ocorridos no espaço.
A Biblioteca Juracy Magalhães Jr. é um importante centro cultural do Rio Vermelho, que desenvolve um trabalho de preservação da memória do bairro. Seu acervo, com mais de 20 mil títulos, foi formado com a colaboração e participação dos moradores, o que se transformou na marca registrada da biblioteca, que atende a adultos e também ao público infanto-juvenil. Além de consulta a empréstimos de obras, moradores se reúnem na biblioteca para ler os jornais diários e participar de atividades, como informação e assistência ao leitor.
A biblioteca - Idealizada para ser uma biblioteca infantil, foi inaugurada em 23 de setembro 1968, numa antiga casa da Rua Banco de Areia, construída através do Plano Nacional de Educação. Dentro da nova concepção de funções e perfil de uma biblioteca pública, a Juracy Magalhães Júnior expandiu sua ação, firmando-se como importante centro cultural e de lazer. Em conjunto com moradores do Rio Vermelho e membros da colônia de pesca Z1, a primeira de Salvador, a biblioteca desenvolve projeto de reconstituição histórica do bairro. Através desta parceria, o acervo é permanentemente enriquecido com depoimentos de antigos residentes, fotos e livros que guardam lembranças e fatos pitorescos do bairro.
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!