Em comemoração ao dia do escritor – 25 de julho – a Biblioteca Juracy Magalhães Jr. realiza no dia 24 de julho, às 14h30, a palestra “500 anos do Bairro Rio Vermelho”, com o escritor Ubaldo Marques Porto Filho.
A história cronológica do Rio Vermelho é o que pretende contar na palestra o escritor e presidente da Academia dos Imortais do Rio Vermelho, Ubaldo Marques Porto Filho. Autor dos livros recém lançados “Dois de Fevereiro no Rio Vermelho” e “Dinha do Acarajé”, Marques é consagrado como historiador do Bairro. “Pretendo traçar o perfil do bairro a partir da década de 1950, dando destaque a chegada do Diogo Álvares Corrêa, o célebre Caramuru, que marca os 500 anos do Rio Vermelho, comemorado em 2009”, destacou o escritor.
O evento é uma realização da Biblioteca Juracy Magalhães Jr, localizada há 41 anos no bairro, como forma de prestigiar o Rio Vermelho e comemorar o dia do escritor. “Nosso objetivo é divulgar e valorizar o autor do bairro, que é prata da casa, além de continuar colaborando com a história do Rio Vermelho”, destaca Aparecida Santana diretora interina da biblioteca.
25 de julho - Em 1960, por decreto governamental, a data foi instituída como Dia Nacional do Escritor, devido ao sucesso do I Festival do Escritor Brasileiro, organizado naquele ano pela União Brasileira de Escritores (UBE), por iniciativa de seu presidente, à época, João Peregrino Júnior, e de seu vice-presidente, o escritor baiano Jorge Amado.
Serviço
O que: Palestra “500 anos do Bairro Rio Vermelho”, com o escritor Ubaldo Marques Porto Filho.
Quando: 24 de julho (sexta), às 14h30
Onde: Biblioteca Juracy Magalhães Jr (Rua Borges Reis, s/n – Rio Vermelho
Entrada franca
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!