icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
ENTRETENIMENTO

Biblioteca Pública do Estado completa 199 anos

foto autor

12/05/2010 às 13:32 • Atualizada em 29/08/2022 às 17:10 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

Nos dias 12, 13 e 14 de maio, a Biblioteca Pública do Estado (Barris) comemorará os seus 199 anos com intensa programação gratuita. Seminário, exposição, lançamento de livro e 'Encontro com o escritor' integram as atividades do aniversário da primeira biblioteca da América Latina, rumo ao bicentenário. No dia 13, às 18h, o público poderá conferir um show com J. Velloso e os Cavaleiros de Jorge.Dividido em dois dias, o Seminário 'Biblioteca Pública e Sociedade' abrirá a programação, nos dias 12 e 13 de maio, a partir das 14h, reunindo leitores, bibliotecários, palestrantes, professores e dirigentes da Fundação Pedro Calmon/Secult para debater ações e parcerias da biblioteca com diferentes setores da sociedade. Durante o seminário será construído um manifesto em prol das bibliotecas públicas como espaços de difusão de conhecimento e informação.

No dia 13/4, às 8h30, a Banda da Marinha realizará a abertura da exposição 'Biblioteca Pública do Estado - Muita história para contar', no Foyer da biblioteca. Neste mesmo dia, às 16h30, no Quadrilátero, será a vez de conferir o lançamento do livro Manuel Querino entre letras e lutas da escritora baiana Maria das Graças Andrade. O encerramento do dia será feito ao som do cantor e compositor J. Velloso e dos Cavaleiros de Jorge, às 18h, também no Quadrilátero da biblioteca.

No dia 14, a escritora Heleusa Câmara participará do projeto 'Encontro com o escritor', no auditório da biblioteca, às 15h. Na ocasião, Heleusa falará sobre o processo de criação e a importância da leitura. Além de integrar a Academia Conquistense de Letras, a escritora é coordenadora do Projeto Proler na Universidade Estadual do Sudoeste Baiano, em Vitória da Conquista, cidade onde foi secretária municipal de educação. Dra em ciências sociais pela PUC de São Paulo.

Investimentos - Diversas ações que contemplarão melhorias na estrutura física e nos serviços oferecidos da biblioteca serão implementadas. Do total investido, em torno de R$ 400 mil serão para a compra de livros, no intuito de atualizar o acervo da biblioteca. A parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) permitiu a inauguração de um Centro Digital de Cidadania (CDC), com 10 computadores equipados com internet e impressoras. Para modernizar o maquinário digital disponível ao público, serão comprados cerca de 40 novos computadores e 15 laptops, para requalificar o atendimento prestado pelos bibliotecários, além de incrementar o CDC da unidade.'A Biblioteca Pública do Estado da Bahia é a fundadora do acesso público ao livro e a leitura no país. E como organismo vivo que é, este centro do conhecimento acompanha as demandas sociais, se atualizando e oferecendo sempre um serviço de excelência', ressalta a diretora da BPEB, Ivana Lins.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em entretenimento