Do iBahia, por Marília Menezes
Fruto de seleção popular, a exposição Galeria CAIXA Brasil – Obras Selecionadas terá abertura simultânea no dia 12 de janeiro, às 20h, nos espaços da CAIXA Cultural em Curitiba, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. A partir dessa data, que marca os 150 da CAIXA, os visitantes poderão ver trabalhos de Djanira, Tarsila do Amaral e Di Cavalcante, entre outros, que compõem o acervo artístico do banco.
A CAIXA possui um acervo artístico composto por quase 2 mil obras, entre pinturas, esculturas, tapeçarias, fotografias e gravuras. A formação desse acervo deu-se por aquisições de coleções temáticas – que tem como marco o ano de 1968, quando a CAIXA começou a encomendar obras de renomados artistas brasileiros; pela incorporação de 246 obras do acervo do extinto Banco Nacional da Habitação (BNH), em 1986; passando pela aquisição da Coleção Brasília, em 1987, a coleção do V Centenário, em 1998/9, e por algumas doações de artistas expositores.
As obras do Acervo CAIXA são exibidas em mostras nas Galerias da CAIXA Cultural e em museus de diversas cidades brasileiras, que ofereçam condições exigidas de iluminação, segurança e climatização. Em Brasília, a Galeria “Acervo CAIXA” está destinada, prioritariamente, à exibição do Acervo, abrigando exposições que aqui se iniciam e depois partem para itinerâncias nacionais; na seqüência, novas mostras são elaboradas, a partir do olhar de curadores convidados. Essa dinâmica possibilita ao numeroso público o acesso gratuito à fruição de obras de arte de qualidade, com exibição ininterrupta do Acervo CAIXA.
Serviço
Onde: Galeria da Caixa
Quando: De 13 de janeiro á 13 de fevereiro,às 20h
De terça a sábado: 10h às 21h e Domingo: 10h às 19h
Entrada gratuita.
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!