A Caixa Cultural Salvador abre no dia 26/05, a partir das 9 horas da manhã, as inscrições para participantes das oficinas do Projeto “Cordel para ler e jogar”, que serão realizadas no período de 02 a 06 de junho deste ano, no horário das 9 às 12 horas, na Caixa Cultural Salvador, localizada na Rua Carlos Gomes, 57, Centro. As inscrições são presenciais e o público-alvo do projeto são pessoas de 14 a 30 anos. A produção fica por conta de Jefferson Cirino e Camilo Froes.
A oficina cultural é composta por mediação dos instrutores junto aos participantes, com a utilização da Literatura de Cordel e outros jogos teatrais que facilitam a criatividade por meio da experimentação de composição de cordéis, versos e rimados, finalizando com a teatralização do conteúdo na cena. A oficina observa fatores culturais, gramaticais, históricos e políticos do cordel desde seu início até os dias atuais. Para ilustrar os cordéis produzidos, será ensinada uma técnica de xilografia alternativa feita em bandejas de isopor, unindo a teoria à prática de forma lúdica, imagética e criativa.
A escolha do gênero cordel para a dinâmica de criação literária é por ser este um dos mais significativos componentes da cultura nordestina. Por meio dessa Oficina, o aluno terá a oportunidade de conhecer as modalidades básicas da composição das estrofes, métrica e rima, além da iniciativa de produzir e ter acesso ao conhecimento do patrimônio cultural. O projeto é patrocinado pela Caixa Econômica Federal.
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!