icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
ENTRETENIMENTO

Cantor Africano no Pelourinho - Lokua Kanza

foto autor

11/09/2009 às 15:47 • Atualizada em 29/08/2022 às 11:36 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

Um dos expoentes da atual música africana, Lokua Kanza faz show gratuito no Pelourinho (Praça Tereza Batista), dia 13 de setembro, às 19h. O cantor, compositor e instrumentista mostra canções dos seus discos de carreira e algumas novidades que entram no próximo álbum, Nkolo, a ser lançado ainda este ano. O artista congolês radicado em Paris integra o projeto Panorama Musical França-Brasil, que promove em Salvador uma série de apresentações, com artistas de diversos gêneros. O projeto é realizado pela Aliança Francesa de Salvador e Celeiro das Artes e tem apoio financeiro do Fundo de Cultura do Estado da Bahia.


Lokua Kanza ciontribui para a diversidade do projeto com sua música acústica, ao mesmo tempo suave e marcante, que mistura elementos característicos da sua terra ao folk, soul e rap, graças a uma trajetória que inclui experiências com músicos de vários segmentos. Desde o lançamento de seu primeiro disco, em 1993, que trouxe o sucesso Shadow Dancer, ele se transformou em um dos grandes nomes da música africana no mundo. A partir daí, realizou turnês pelos diversos continentes. A apresentação vai ter como base o repertório do seu último álbum, o elogiado Plus Vivant, de 2005, com canções como Voir le Jour, Envie d'Aventure, Laisse-Moi le Temps, Anticyclone e Piololo. No palco, Lokua Kanza ? que também é guitarrista, flautista e percussionista ? vai estar acompanhado pelo percussionista e cantor Komba Mafwala e pela cantora Lokua Malaika.


Cantada em francês, inglês e em dialetos como kiswahili e Lingala, a obra de Lokua Kanza é sofisticada, de sonoridade acústica e melancólica, escapando dos clichês ligados aos ritmos de sua região. Ele nasceu em 1958 em Bukavu, na República Democrática do Congo (ex-Zaire), e aprendeu a cantar em coros da igreja e a tocar guitarra nos conjuntos de rumba do seu país. Lançou seu primeiro disco em 1993 e a partir daí seu trabalho atravessou fronteiras, firmando-se na chamada world music. No Brasil, país como o qual o artista africano assumidamente se identifica e admira, seu trabalho ganhou repercussão incomum, o que resultou em diversar turnês e influência da MPB em sua obra. Lokua Kanza também se tornou conhecido pelo público brasileiro através de parceria com Djavan, Vanessa da Mata, Ney Matogrosso, Chico César e Ana Carolina. Seu próximo disco terá um dueto com Vander Lee.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em entretenimento