icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
ENTRETENIMENTO

Casa da Música reúne profissionais de educação e de música para discutir temas da área

foto autor

11/05/2010 às 14:30 • Atualizada em 29/08/2022 às 17:11 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

A Fundação Cultural do Estado da Bahia - FUNCEB, unidade da Secretaria de Cultura do Estado - SecultBA, promove o I Seminário sobre Educação Musical, iniciativa que visa colocar em debate a importância da educação musical nas escolas e a utilização de acervos de música como ferramenta de aprendizagem. Esta ação, além de contribuir para a elucidação de temas relacionados à educação e à música, irá aproximar a comunidade, alunos e educadores, da Casa da Música, espaço cultural administrado pela FUNCEB, que trabalha, durante todo o ano, com o fomento a esta linguagem artística, utilizando-a como meio de inclusão e formação social. O Seminário se realiza em duas datas: 13 e 20 de maio (quintas-feiras), das 9 às 12 horas e, em seguida, das 14 às 17 horas.

A Casa da Música, fundada em 1993 e localizada no Parque Metropolitano de Abaeté, tem como missão a preservação da memória da música baiana, reunindo um acervo em vários suportes (LPs, fitas cassete, VHS, CDs, DVDs e livros) disponíveis à consulta pública. Em suas dependências, realiza exposições, bate-papos musicados, saraus, exibições de filmes e oficinas gratuitas para a comunidade. Assim, a aproximação deste espaço com a população é fundamental para que se cumpra o objetivo de difundir a cultura e a educação que ali se abrigam e desenvolvem.Pensando nisso, este I Seminário sobre Educação Musical tem como público-alvo coordenadores pedagógicos, gestores, professores, estudantes e quaisquer outros interessados nos temas abordados. No primeiro dia (13 de maio), além de exibição de filmes da videoteca da Casa da Música e apresentações especiais, serão discutidos os temas 'O espaço e acervo da Casa da Música como ferramenta de diálogo sobre música e identidade cultural' e 'Educação musical e arte-educação nas escolas'.

Já na segunda data (20 de maio), além das apresentações culturais, será mais uma vez debatida a questão de 'O espaço e acervo da Casa da Música como ferramenta de diálogo sobre música e identidade cultural', seguida de 'A importância do ensino das artes na escola (Lei nº 11.769)' e 'A música como recurso de ensino e aprendizagem na escola'.A equipe de palestrantes e debatedores é formada por Amadeu Alves (Coordenador da Casa da Música), Beto Portugal (músico e educador musical), Enaide Tavares (coordenadora da regional Itapuã da Secretaria de Educação de Salvador), Flávia Candusso (arte-educadora), Gilberto Monte (diretor de Música da FUNCEB), Giuliana Kauark (diretora de Espaços Culturais da FUNCEB), Katharina Doring (etnomusicóloga), Manuel Calazans (membro da Secretaria de Educação de Salvador) e Norma Cardinf (museóloga).

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em entretenimento