O Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador (Cesat) dá continuidade ao projeto “Sexta de Cinema no Cesat”, com a exibição do documentário “À Margem da Imagem”, no dia 20, a partir de 14h, no auditório do Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas (Cetad), no Canela.
Dirigido por Edvaldo Mocarzel, o documentário mostra a rotina de sobrevivência, o estilo de vida e a cultura dos moradores de rua de São Paulo, abordando temas como exclusão social, desemprego, alcoolismo, loucura, religiosidade e, como sugere o título, o roubo da imagem dessas comunidades, promovendo uma discussão ética dos processos de estetização da miséria. Os atores são os próprios moradores.
Nesta edição o comentarista/mediador será o sociólogo Antonio da Silva Câmara, professor do Departamento de Sociologia e da Pós Graduação em Ciências Sociais da Ufba. O projeto tem como objetivo introduzir novas práticas pedagógicas na saúde, visando preparar o público alvo para uma leitura crítica e consciente das mídias e da realidade na qual estamos inseridos.
“Nossa proposta é utilizar o cinema como recurso educacional que aproxima o indivíduo da realidade, contribuindo para a formação do cidadão”, explica a coordenadora do projeto, Fátima Falcão.
A sessão de cinema é gratuita e destina-se a profissionais e estudantes das áreas de saúde, comunicação, sociologia e demais interessados nos temas enfocados. A entidade funciona na Rua Araújo Pinho, Canela, em frente à Faculdade de Odontologia da Ufba.
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!