Cenários conhecidos, personagens familiares ao expectador e muita Língua Portuguesa: nada disso vai faltar na 1ª Mostra Cine Brasil de Salvador. A Mostra reúne, do dia 16 a 22 de janeiro, grandes filmes da cinematografia nacional, com a presença de diretores, elenco e outros profissionais ligados ao universo do cinema.
Serão, ao todo, sete pré-estréias e sete filmes clássicos, misturando o que há de melhor no cinema brasileiro do passado e do presente, da ficção ao documentário. Na Mostra Lançamentos Brasil, estão filmes que pré-estréiam para exaltar o poder da arte e da identidade brasileira, com produções recentes como “Titãs – a vida até parece uma festa”, de Branco Mello e Oscar Rodrigues Alves, “Jards Macalé – um morcego na porta de entrada”, de Marco Abujamra e João Pimentel, e “Terra vermelha – Birdwatchers”, de Marco Bechis. Já na Mostra Clássicos de Verão, estão filmes mais antigos que retratam visões diferentes do mesmo Brasil, visto pela ótica de diretores com as mais diversas influências: nela estão o festejado “Barravento”, primeiro longa-metragem de Glauber Rocha; “Todas as mulheres do mundo”, de Domingos de Oliveira, e “Cassy Jones, o Magnífico Sedutor”, de Luís Carlos Person. A Mostra Cine Brasil também traz a primeira exibição da cópia restaurada de “Tocaia no asfalto”, do diretor baiano Roberto Pires, como forma de homenagear um cineasta inventivo e que ajudou a criar as raízes para a produção de um cinema baiano.
Para a abertura da Mostra, acontece no próximo dia 15 a pré-estréia de “A Festa da Menina Morta”, do diretor e ator Matheus Nachtergaele, em sessão especial para convidados. Há também a programação de outros eventos paralelos da Mostra, como a edição especial do Baile Esquema Novo, festa mensal de música brasileira que acontece na Boomerangue, no próximo dia 17.
A Mostra acontece nas salas do Circuito SALADE ARTE e na sala Walter da Silveira. O ingresso custa R$12 (inteira) e R$6 (meia).
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!