De 17 a 19 de julho, a Companhia de teatro UDI GRUDI apresenta, pela primeira vez em Salvador, três espetáculos de seu repertório em mostra comemorativa. No Teatro Vila Velha, serão apresentados dois espetáculos: Ovo e O Cano. Ovo sexta, sábado e domingo as 20h e O Cano sábado e domingo as 16h. Lixaranga será apresentado em praças e locais públicos:
- 16/07 quinta
19h - Terreiro de Jesus (Pelourinho).
- 17/07 sexta
12h - Praça da Piedade
- 19/07 domingo
10h - Parque de Pituaçu
- 20/07 segunda
18h - Praça Municipal
- 21/07 terça
13h – Estação da Lapa
Neste período, o UDI GRUDI também realizará as oficinas “Comicidade em Cena” e “Construção de Instrumentos Musicais”. As inscrições podem ser realizadas através de e-mail para [email protected] informando a oficina de interesse, nome completo, idade, e-mail e telefone para contato. O pagamento deverá ser efetivado em dinheiro, no primeiro dia da oficina.
Sobre a Companhia:
Fundada em 1982, em Brasília, a companhia já percorreu mais de 15 países e diversos estados do Brasil. Recebeu vários prêmios nacionais e internacionais e tornou-se conhecida pela pesquisa musical e originalidade de sua dramaturgia. O grupo mescla linguagens do circo, do teatro da música, sempre costurados pelo humor. O UdiGrudi tem em sua bagagem a vivência de um circo tradicional onde apresentava comédias e dramas do circo-teatro, além de números como malabarismo, acrobacias, passeio-aéreo, corda indiana, show radiofônico e trapézio de vôos.
A dramaturgia e a direção são de Leo Sykes (tese em doutorado na Warick University e experiência de cinco anos como assistente do diretor Eugenio Barba). A construção dos instrumentos musicais é realizada pelo luthier Márcio Vieira, formado em engenharia elétrica pela UnB. A pesquisa cênico musical é desenvolvida pelo grupo que traz nos seus pilares os fundadores Luciano Porto e Marcelo Beré.
Além de Salvador, a Mostra Comemorativa 'UDIGRUDI 25 ANOS', patrocinada pela Petrobras através do edital público do Programa Petrobras Cultural, será apresentada nas cidades de Porto Alegre e Belo Horizonte. O grupo acabou de realizar uma temporada no Rio de Janeiro entre os dias 08 de janeiro e 15 de fevereiro de 2009, em São Paulo de 14 de março a 12 de abril e esteve entre os dias 08 de maio e 08 de junho em seis diferentes Estados no Canadá.
Ainda neste ano, o grupo realizará intercâmbio com outros artistas e montará um novo espetáculo. A Mostra também será apresentada internacionalmente, em turnê independente para o México e Dinamarca.
SERVIÇO:
Oficina de Construção de Instrumentos Musicais
Duração: 12 horas aula
Público Alvo: Músicos, atores, artesãos e musica-terapeutas.
Datas: Segunda – Terça – Quarta 20 a 22 de julho
Horários: 09:00 às 13:00
Local: Praça Teresa Batista - Pelourinho
Investimento: R$ 50,00
Ementa: Oficina de construção de instrumentos musicais com materiais alternativos. O objetivo é adquirir elementos de análise que permitam entender como funciona um instrumento musical, e desenvolver, com técnicas construtivas simples e materiais de baixo custo, instrumentos musicais para vários fins.
Ministrantes:
Márcio Vieira - Graduado em Engenharia Elétrica pela Unb, desenvolve pesquisas em acústica musical desde 1980. O resultado desta são instrumentos utilizados por grupos musicais, teatrais, educação e musicoterapia. Desde 1998 coordena a área de pesquisa, desenvolvimento e construção de instrumentos musicais do grupo Udi Grudi, criando os instrumentos das peças O Cano (1998), Lixaranga (2002), Ovo (2003) e do curta-metragem. A Casa do Mestre André (2006) e do próximo trabalho do grupo A Devolução Industrial. Márcio já ministrou essa oficina em diversos estados brasileiros, e em países como Espanha, Suíça, Alemanha, Dinamarca e Cuba. Luciano Porto fará assessoria para Márcio Vieira.
Comicidade em cena:
Criação de material cômico para atores e diretores.
Duração: 9 horas aula
Datas: Segunda – Terça – Quarta 20 a 22 de julho
Horários: 09:00 às 12:00
Investimento: R$ 50,00
Local: Teatro Vila Velha
Ementa: Esta oficina visa a criação e elaboração de material cômico e a criação de cenas a partir deste material. Da seguinte forma:
Primeiro dia - Criação de um personagem cômico, ou o clown.
Segundo dia - Criação de material cômico usando objetos, relações e olhares.
Terceiro dia - Utilizando o personagem cômico e o material cômico elaborados nos primeiros dois dias cada aluno participará da criação de uma cena cômica, tanto como ator quanto como diretor.
Ministrantes:
Leo Sykes - Leo é a diretora do Circo Teatro Udi Grudi desde 1998. Trabalhou 5 anos como assistente de direção de Eugenio Barba, é PhD em teatro, é diretora visitante do Teatret Om (Dinamarca) e também escreve e dirige filmes e escreve para revistas de teatro.
Marcelo Beré - Marcelo é um dos clowns fundadores do Circo Teatro Udi Grudi, tendo participado em todas as suas atividades desde sua fundação em 1982. Fez mestrado em Circo pela Universidade de Londres e foi professor de circo da rede publica durante 25 anos.
Confira mais informações sobre os espetáculos na agenda de teatro do iBahia. Clique aqui!
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!