Para comemorar os 45 anos de inserção contínua de Maria Bethânia nas artes musicais e cênicas do Brasil, o Fã-Clube Rosa dos Ventos Bahia, realizará em 2010, precisamente em 04, 05 e 06 de fevereiro, o Congresso Brasileiro sobre o Canto e a Arte de Maria Bethânia: 45 anos de Palco. O evento tem o intuito de desenvolver reflexões sobre a cultura brasileira a partir das muitas leituras estéticas da cantora santo-amarense, que servem como traduções das muitas possibilidades identitárias que temos como nação multicultural.
Nos dias 04 e 05, no Teatro Martim Gonçalves, no Canela, em Salvador, das 9:00 às 18 horas, vários intelectuais e artistas irão discutir a trajetória de Maria Bethânia em sua busca incessante de se expressar traduzindo o universo da cultura popular no Brasil. Nomes expressivos como o do sociólogo baiano Milton Moura, especialista em Música Popular Brasileira, da professora mineira Lúcia Castello Branco, referência nacional em leituras acadêmicas sobre a nossa Literatura e apaixonada pela obra da cantora, a dramaturga Aninha Franco, o poeta José Carlos Capinan que fará a palestra de abertura, a poeta Mabel Velloso, os compositores: Roberto Mendes, Jota Velloso, Jorge Portugal, entre os nomes de mais destaque. Vários trabalhos acadêmicos que versaram sobre a obra de Maria Bethânia também serão apresentados e discutidos. A intenção do evento é mostrar a viabilidade do trabalho de uma intérprete da canção popular como instrumento de investigação social, possibilitando análises diversas sobre esta complexidade que chamamos de identidade cultural brasileira.
Maria Bethânia fará 45 anos de carreira em 13 de fevereiro de 2010, e sempre imprimiu a sua vontade de traduzir elementos da nossa cultura popular, os aspectos da nossa religiosidade de ascendência africana, a poesia em suas diferentes matizes, a música aliada às artes cênicas, e a intertextualidade como configuração e aliança estética.
No congresso se discutirá a sugestão do nome da cantora Maria Bethânia para o título Doutora Honoris Causa, pela Universidade Federal da Bahia e pela Universidade do Estado da Bahia – Uneb, ressaltando a relevância sócio-antropológica que a obra da artista desenha entre nós.
As atividades do dia 06 ( sábado) transcorrerão em Santo Amaro da Purificação, correspondem a parte lúdica do evento, onde se farão passeios culturais em locais que marcaram a vida da artista nesta que é a sua cidade natal.
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!