No cenário contemporâneo da produção cultural, surgem novas tendências de desenvolvimento da área que têm sido experimentadas pelos baianos e mostrado soluções criativas para beneficiar artistas e público. Conhecer, compartilhar e multiplicar estas experiências são o objetivo do projeto Conversas sobre Cultura – Xisto Bahia, que vai proporcionar espaço de discussão sobre as iniciativas inovadoras que vêm sendo utilizadas para a promoção da cultura. Nesta sexta-feira, 16, das 9h30 às 12h30 e das 14h30 às 18h00, a primeira edição da série vai tratar do tema “Manutenção de Grupos”, um mecanismo que tem se mostrado, em todo o Brasil, como um eficiente meio de fortalecimento das redes produtivas.
O projeto se instala no Espaço Xisto Bahia (Barris), cujo foyer vai sediar os encontros, que são abertos para o público, gratuitamente. A ideia é de permitir a troca e de revelar, através da vivência dos convidados, de maneira participativa, as possibilidades de aproveitamento das políticas de fomento proporcionadas pelo Estado. Os protagonistas das conversas serão aqueles que têm histórias reais para contar – e avaliar, dividir, questionar.
Nesta estreia, o Dimenti e o Bando de Teatro Olodum vão falar, no turno matutino, da experiência de manutenção proporcionada por editais nacionais em que foram contemplados. Já à tarde, as experiências vividas através de seleção em editais estaduais virão do testemunho de representantes de sete grupos: A Outra Cia. de Teatro, Cia. de Dança Jorge Silva, Cia. Novos, João Perene Núcleo de Investigação Coreográfica, Sua Cia. de Dança, Tran-Chan e Vilavox. A presença de membros destes nove importantes grupos baianos de teatro e de dança é a consolidação inicial da proposta: reunir a classe artística em torno de um movimento de consciência e ação.
Após este primeiro dia, estão já agendadas três outras edições das Conversas sobre Cultura, quinzenalmente: em 30 de julho, o tema será “Residência e Ocupação de Espaços”; em 13 de agosto, será a vez de “Mobilidade Internacional”; já em 27 de agosto, o debate gira em torno de “Mecanismos de Apoio: A Visão dos Proponentes”.
O projeto Conversas sobre Cultura – Xisto Bahia é uma iniciativa da Fundação Cultural do Estado da Bahia – FUNCEB, unidade da Secretaria de Cultura do Estado – SecultBA. Atenta ao tema, a SecultBA elaborou a Cartilha de Institucionalização de Grupos Artístico-Culturais, que será distribuída aos presentes na sexta-feira.
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!