Do iBahia, por Camila Almeida
Comemora-se no dia 02 de Abril o dia mundial da literatura infantil. A data foi criada em homenagem ao dia do nascimento do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, autor de clássicos como 'O Patinho Feio', 'O soldadinho de chumbo' e 'A pequena sereia'. No Brasil, o autor homenageado é o paulista José Bento Renato Monteiro Lobato, um dos maiores escritores brasileiros do século 20, que se tornou ícone da literatura para crianças. A partir de uma lei criada em 2002, no seu aniversário, 18 de Abril, o Brasil comemora o dia nacional da Literatura Infantil.Monteiro Lobato foi uma das mentes mais surpreendentes e criativas da história da literatura em nosso país. Pai de personagens ímpares como Dona Benta, Emília, Saci e Jeca Tatu, o autor encantou toda uma geração que descobriu ser possível aprender brincando, através das figuras educativas de Monteiro. Pais e mestres encontraram um aliado para formar o caráter, o discernimento e os valores morais da criança.
Em todo país, existem bibliotecas voltadas para a literatura infanto-juvenil, onde há rodas de leitura, apresentações e ações interativas com a garotada que se apega aos livros desde cedo.Muitas delas, levam o nome do escritor paulista. Em Salvador, a Biblioteca Infantil Monteiro Lobato, criada pela professora e bibliotecária Denise Tavares em 1950, completa 60 anos e aproveita a ocasião da comemoração do dia nacional da literatura infantil para promover ações de incentivo com leitura, música, cordel e teatro. “ A programação é especial para as crianças, que são atraídas pelo mundo da leitura.Nós temos o papel de ajudar na formação dos futuros leitores” diz a diretora da Biblioteca, Rosane Rubim.”Temos também um desafio: a princípio, há o encantamento e curiosidade com as imagens, depois as crianças vão tomando o gosto pelo hábito de ler”, completa.
Segundo a diretora, a biblioteca recebe por dia em média 4 escolas que procuram o apoio dos livros lá encontrados para complementar as ações na sala de aula. “É sempre um prazer receber nossos leitores.Na biblioteca existe inclusive um setor para crianças especiais, onde atendemos cadeirantes e deficientes auditivos”, diz.
Que o livro é um forte aliado na formação e educação dos pequenos é fato. Mas de que forma é feito um livro infantil? Que linguagem deve ser utilizada? 'As crianças são o tipo mais exigente de leitor', diz a autora Fabiana Barros, que tem suas obras destinadas à crianças, passando sempre valores como respeito aos mais velhos e às diferenças, importância da preservação ambiental e solidariedade: “Eu me preocupo muito com a formação do meu leitor e por isso priorizo valores nos temas que abordo. Como escritora , aprendi a ser uma boa ouvinte e perceber as necessidades dos meus leitores e dos pais deles”. Autora de “ As aventuras de Lolly, a menina de cabelos azulados” e “O príncipe que queria ser sapo”, Fabiana tenta desvendar o mistério que envolve o universo do livro infantil: “Tudo que estimula mudança é encantador. Quando lemos um livro ou fazemos uma viagem, nunca mais somos os mesmo. Acho que é assim que acontece: nos transformamos, vencemos medos e assumimos novos papéis”
Incentivar uma criança a ler não é uma tarefa das mais difíceis. Os pequenos são facilmente encantados com o mundo da literatura, que abre portas para a imaginação e apresenta um universo encantado de novas e diversas formas. “ Ler na frente das crianças, ler para as crianças. É com o exemplo dentro de casa que a gente forma os novos leitores.A criança tem que associar a leitura com momentos de alegria e prazer”, alerta Fabiana.
Ter o mundo da literatura infantil como aliado na educação dos pequenos, seja em casa ou na escola, é o caminho mais viável para a formação de cidadãos conscientes e bem formados. Assim, como diria Monteiro Lobato “ Um país se faz com homens e livros”.
Não se deve passar pela infância sem ler:
O pequeno Príncipe
Autor:Antoine de Saint-Exupéry
O Pequeno Princípe devolve a cada um o mistério da infância. De repente retornam os sonhos. Reaparece a lembrança de questionamentos, desvelam-se incoerências acomodadas, quase já imperceptíveis na pressa do dia-a-dia. Voltam ao coração escondidas recordações. O reencontro, o homem-menino. Pela mão do pequeno princípe, recupera a meninice abrindo uma brecha no tempo, volta a sentir o perfume de uma estrela , a ouvir a voz de uma flor, a ver o brilho de uma fonte, escutar os guizos das folhas batidas pelo vento. Quebra-se por momentos a crosta que generaliza o outro em todos e torna as coisas comuns e iguais para se descobrir os carneiros dentro das caixas, os elefantes dentro das serpentes. Uma leitura inesquecivél para todas as idades
Reinações de Narizinho
Autor: Monteiro Lobato
Reúne seis das onze histórias que Monteiro Lobato escreveu a partir de 1920. Narizinho arrebitado é a primeira delas. Surge Emília, a boneca de pano que destrava a língua, e uma espiga de milho transforma-se no Visconde de Sabugosa. Começam as travessuras sem fim dos netos de Dona Benta.
Pollyana
Autor: Eleanor H. Porter
'Pollyanna' é uma história sobre o amor, a amizade e, sobretudo, sobre o surpreendente poder de transformação que os jovens e as crianças podem ter, sem se dar conta.Uma otimista incurável, Pollyanna não aceita desculpas para a infelicidade e empenha-se de corpo e alma em ensinar às pessoas o caminho de superar a tristeza e a vida negativa.
O Mundo de Sofia - Romance da História da Filosofia
Autor: Jostein Gaarder
Cartas anônimas começam a chegar à caixa de correio da menina Sofia. Elas trazem perguntas sobre a existência e o entendimento da realidade. Por meio de um thriller emocionante, Gaarder conta a história da filosofia, dos pré-socráticos aos pós-modernos, de maneira acessível a todas as idades.
Harry Potter e a Pedra Filosofal
Autor: Rowling, J.k.
O best-seller de maior sucesso na atualidade conta como o garoto Harry Potter foi adotado pelos tios, após a morte de seus pais. Aos 12 anos ele inicia-se na feitiçaria e torna-se um símbolo entre os sobrenaturais que habitam este mundo paralelo.
Harry Potter e a Câmara Secreta
Autor: Rowling, J.k.
Depois de um ano estudando na escola de bruxos de Hogwarts, Harry volta para passar as férias de verão na casa dos tios, mesmo contra sua vontade. Quando ele já se prepara para retornar às aulas, recebe uma enigmática mensagem dizendo que a sua volta a Hogwarts causará um grande desastre
Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban
Autor: Rowling, J.k.
Durante 12 anos o forte de Azkaban guardou o prisioneiro Sirius Black, acusado de matar 13 pessoas e ser o principal ajudante de Voldemort, o Senhor das Trevas. Agora ele conseguiu escapar, deixando apenas uma pista: seu destino é a escola de Hogwarts, em busca de Harry Potter.
Harry Potter e o Cálice de Fogo
Autor: Rowling, J.k.
Neste quarto volume, Harry, o menino-bruxo, se vê envolvido em uma aventura durante o Campeonato Mundial de Quadribol, um esporte tão popular entre os bruxos quanto o futebol para nós.
Harry Potter e a Ordem da Fênix
Autor: Rowling, J.k.
Nesta incrível aventura, Potter vive a complicada fase da adolescência, em meio a conflitos internos, dúvidas e um forte sentimento de rebeldia. E dentro deste turbilhão de descobertas, suspeita que os bruxos em quem confia também podem ser perversos.
Harry Potter e o Enigma do Príncipe
Autor: Rowling, J.k.
O sexto ano de Harry em Hogwarts começa de maneira peculiar, e os mundos dos trouxas e dos bruxos, não há dúvida, parecem se entrelaçar... J. K. Rowling apresenta as aventuras de Harry Potter em seu sexto ano com a habilidade de sempre e um ritmo de tirar o fôlego.
Harry Potter e as Relíquias da Morte
Autor: Rowling, J. K.
Desta vez, Harry Potter foi encarregado de uma tarefa obscura, perigosa e aparentemente impossível: localizar e destruir os Horcruxes remanescentes de Voldemort. Potter nunca esteve tão sozinho nem teve de enfrentar um futuro tão sombrio. Porém, de algum modo, Harry deve encontrar dentro de si próprio a força para completar a tarefa que lhe foi dada: ele ...
O Menino Maluquinho
Autor: Pinto, Ziraldo Alves
Na grande obra infantil de Ziraldo, verso e desenho contam a história de um menino traquinas que aprontava muita confusão. Alegria da casa, liderava a garotada, era sabido e um amigão. Fazia versinhos, canções, inventava brincadeiras. Tirava dez em todas as matérias, mas era zero em comportamento. Menino maluquinho, diziam. Mas na verdade ele era um menino feliz.
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!