icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
ENTRETENIMENTO

Documentários do IPAC alcançam repercussão internacional

foto autor

08/07/2010 às 14:02 • Atualizada em 27/08/2022 às 5:42 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

Até o fim deste ano (2010) o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), órgão do Governo da Bahia vinculado à Secretaria de Cultura (SecultBA), atinge a produção de 12 mil cópias de documentários sobre os patrimônios imateriais baianos. Os DVD são distribuídos em bibliotecas, escolas, prefeituras, universidades, instituições de proteção ao patrimônio cultural e emissoras de televisão.Alguns desses vídeodocumentários são apresentados em palestras, encontros e seminários, ou veiculados em emissoras de televisão fora do país, como o DVD sobre o Carnaval de Maragojipe – festa decretada pelo governador Jaques Wagner como Patrimônio Imaterial da Bahia – que foi exibido na emissora TV Pública de Angola (TAP) em fevereiro de 2009.

A difusão internacional da festa carnavalesca baiana de Maragojipe, que tem mais de 100 anos de existência, através da exibição na tv angolana foi viabilizada pelo IRDEB (Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia) da SecultBA, graças à troca de conteúdos entre TV Brasil e TPA, iniciada em 2009 via acordo de intercâmbio. À época, o diretor da TPA, José Guerreiro, afirmou que “os angolanos têm grande interesse em conhecer a realidade das diferentes regiões do Brasil'. Já a TV Educativa (TVE) do IRDEB, veiculou todos os vídeodocumentários do IPAC.
Os DVD do IPAC têm duração entre 10 a 28 minutos, formato padrão das emissoras de TV brasileiras para transmissão de documentários. O vídeo do 2 de Julho terá 1,2 mil cópias, o Centro Histórico duas mil, já o Carnaval de Maragojipe, Festa da Boa Morte e Desfile dos Afoxés receberão três mil cópias, cada um, totalizando mais de 12 mil cópias ao somar o restante. Os vídeodocumentários serão, igualmente, distribuídos para bibliotecas baianas, através da Fundação Pedro Calmon. Mais informações na Gepel/IPAC, através do Tel. (71) 3116-6741 ou no site www.ipac.ba.gov.br.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em entretenimento