No mês de agosto, o projeto Domingo na Praça da Biblioteca de Extensão da Fundação Pedro Calmon abre espaço para a cultura popular nordestina e promove a literatura de cordel. A cada domingo um bairro diferente da cidade será palco de atividades gratuitas de recreação e incentivo à leitura, com a visita da Biblioteca-Móvel, das 8h às 12h. É diversão garantida para toda a família.
O primeiro domingo do mês (2/8) será dedicado ao Dia dos Pais. As crianças poderão aprender a confeccionar gravatas para presentear seus pais, com a oficina ministrada por Érika Sodré Nunes Bastos, no Parque da Cidade. Já no dia 16/8, a garotada poderá ler diversos cordéis, com contos e lendas nordestinas e ainda participar de uma oficina folclórica, com Marina Sales Cardoso, no Dique do Tororó.
Em comemoração ao Dia do Folclore (22/8), a Praça Ana Lúcia Magalhães recebe, no dia 23/8, o Boi Multicor do arte-educador Jorge Conceição e suas atividades de valorização da diversidade étnica. Responsável por mesclar aspectos que valorizam a cultura afro-descendente com histórias e canções de ninar populares, o arte-educador resgata personagens famosos como o Saci-Pererê e a Caipora e os reinventa. O Saci passa a ter duas pernas, ao invés de uma só, e é dono de uma horta orgânica, cultivada junto com a Caipora, uma flautista e educadora infantil que mostra o caminho de volta àqueles que na mata se perdem. Com histórias como “Saci príncipe Encantado”, “Princesa Caipora” e “Zumbi, o Rei dos Palmares”, Jorge Conceição pretende “resgatar a auto-estima de crianças e jovens afros descendentes, que sofrem com a herança cultural que associa tudo o que é preto ou que tem cores escuras a coisas negativas”.
Serviço:
O que: Domingo na Praça
Horário: Das 8h às 12h
Onde/Quando: Dia 02 – Parque da Cidade/Pituba
Dia 16 – Dique do Tororó/Tororó
Dia 23 – Praça Ana Lúcia Magalhães/Pituba
Dia 30 – Lagoa do Abaeté/ Itapuã
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!