Com o tema “A pimenta: aromas e sabores”, o Festival de Gastronomia e Festival de Arte e Cultura de Praia do Forte comemora cinco anos de sucesso. O 'Tempero no Forte' reúne chefs de todo o Brasil entre 25 de novembro e 5 de dezembro. Eles irão preparar pratos especialmente criados nos 29 restaurantes já confirmados para participar do Festival. A pimenta é um ingrediente básico de diversas receitas brasileiras e símbolo maior dessa trajetória de cores e aromas do 'Tempero no Forte'.
Na Cozinha Show, estão sendo esperadas atrações diversificadas, com destaque para o Workshop sobre Pimentas, Ervas e Especiarias com Nelo Linguanotto, um dos mais respeitados produtores e pesquisadores de novos temperos, ervas e especiarias no Brasil e no mundo. Linguanotto dará dicas e técnicas para o melhor aproveitamento dos sabores inconfundíveis das especiarias. Em seu livro, o Dicionário Gastronômico de Pimentas, o primeiro livro brasileiro completo sobre pimentas, o autor esclarece as diferenças entre os muitos ingredientes que de forma simplista, chamamos de pimentas.
Com Filé, Farinha, Dendê, Coco e Pimenta, a cada ano o Tempero leva sempre temas característicos da região e dos sabores baianos. Além disso, busca dar um retorno à comunidade local, fomentando o artesanato, a música, a capacitação profissional e levando um público diferenciado para o local, o que gera maior movimentação nos restaurantes e no comércio. Exposição e vendas de produtos de artistas e artesão locais, apresentação do Instrumental Infantil do Projeto Criança Cidadã de Praia do Forte, decoração artística na Vila de Praia do Forte com mais 100 pássaros feitos com casca de coco, Cozinha Show com chefs de todo o país, Sarau Gastronômico, Festim e muito mais.
O V Tempero vai trabalhar também com a realidade local do município onde fica Praia do Forte, Mata de São João, a 56 km de Salvador. Parceiro do Tempero, uma semana antes do evento, o SENAC dará cursos de capacitação para a mão-de-obra local, com orientações sobre manipulação de alimentos, segurança alimentar, etc. Além disso, haverá também cursos e palestras para a comunidade em áreas como vendas, qualidade de serviço de atendimento, aproveitamento de alimentos e receitas. Os participantes poderão se capacitar e aprender novas práticas para aplicar no seu trabalho ou, até mesmo, para buscar melhores oportunidades no mercado.
Mais do que um evento de gastronomia, o 'Tempero no Forte' é também um movimento cultural. Aprovado pelo Fazcultura, o Festival de Arte e Cultura traz novidades especiais em 2010. no Espaço Música com Tempero, João Bosco será a atração mais do que especial na noite do dia 26. Valorizando a arte e cultura regionais, em homenagem à pimenta, artistas plásticos de Salvador e artesãos da região farão, em conjunto, intervenções na Vila de Praia do Forte. No Mercado Cultural do Forte, haverá exposição e venda dos produtos da região, do artesanato local e setores ligados a gastronomia, exposição de fotos e mostras da cultura local.
O 'Tempero no Forte' conta com apoio da Prefeitura Municipal de Mata de São João, SEBRAE, ABRASEL, SENAC, CLN, Fundação Garcia D’Ävila, Bahiatursa, Instituto Invepar e Turisforte. Saiba mais no site www.temperonoforte.com.br.
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!