A Escola Olodum comemora seus 26 anos com uma grande festa nesta quarta-feira, dia 23 de setembro, pelas ruas do Pelourinho. Um dos destaques do evento é o tradicional 'caruru dos erês', servido gratuitamente ao público em barraquinhas armadas na Rua das Laranjeiras, onde fica localizada a escola. A festa começa às 15 horas e, em sua programação repleta de atividades, homenageará o Benin, minúsculo país da África Ocidental que tem forte ligação cultural com o Brasil.
Ainda durante o evento, será assinada mais uma etapa do convênio de patrocínio entre a Escola Olodum e a Petrobras, que há vários anos vem apoiando as atividades da instituição. Completando a cerimônia, será realizada a 'Balbúdia', preceito tradicional em que sete crianças comem com as mãos o caruru servido numa grande tina de barro, enquanto entoam-se cânticos específicos. Em seguida, a festa contará com o ritmo dos tambores do grupo Olodum Mirim e das cores e movimentos da sua ala de dança, além da presença de bandas infantis dos diversos blocos afro de Salvador e do 'Boi Multicor Olodum'.
A Escola Olodum foi criada há 26 anos pela Associação Carnavalesca Bloco Afro Olodum, organização que tem como objetivo preservar e valorizar a cultura negra, buscando construir uma identidade cultural para os afros brasileiros. A escola nasceu como espaço para se explorar o potencial criativo e empreendedor dos jovens afro-descendentes, a partir de suas experiências de vida, ritmo e interesses próprios, implementando a formação de valores sociais, étnicos e culturais, que permitam a convivência com todos os segmentos sociais. No momento, a instituição conta com cerca de 300 alunos na faixa dos 7 aos 17 anos, que participam de aulas de percussão, dança afro e internet cultural.
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!