A abertura da exposição 'A Via Sacra de Almira Reuter', vai acontecer no dia 15 de março, às 19h, sob a curadoria do renomado artista visual e crítico de arte César Romero. A data foi marcada propositalmente no período da Semana Santa, para celebrar a comemoração dos 70 anos da artista no mês de março. O projeto é feito pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, através do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia, Palacete das Artes e Brasil Comunicare.
A exposição mostra diferentes fases do martírio de Cristo, imediatamente anteriores à crucificação, até seu sepultamento em 14 estações. O projeto nasceu numa conversa sobre arte entre a artista, o crítico de arte César Romero e a documentarista Renata Rocha, num jantar no bairro da Mouraria, em Salvador. Foi quando César propôs a curadoria para Almira e sugeriu que ela fosse até a feira de São Joaquim para dar um toque baiano.
A mostra, inédita, é composta de 14 quadros em acrílica sobre tela, com medida de 150 x 180 cm, que apresentam as 14 estações da via dolorosa de Jesus Cristo através de uma poética expressionista que reúne as riquezas da cultura afro-brasileira presentes na cultura baiana. Além dos quadros que retratam o trajeto de Jesus Cristo, três sentidos humanos são provocados. Visão, audição e olfato são alcançados pela ambientação criada no espaço.
Com acesso gratuito, a exposição poderá ser visitada de 16 de março a 17 de abril, das 13h às 19h (quarta a sexta) e das 14h às 19h (sábado, domingo e feriado), no Palacete das Artes. A classificação é livre.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade