Artes e Exposições

Exposição de fotos de 100 anos ocupam Passeio Público

Exposição é pública e permanente, e mostra fotos de Salvador do final do século XIX

Redação iBahia
15/05/2016 às 8h00

2 min de leitura

Painéis com cerca de 4X2 m de fotografias de vários pontos de Salvador produzidas no final do século XIX ocuparão as paredes do Passeio Público, a partir desta segunda-feira, dia 16. 

A solenidade de abertura da exposição ‘Museus: Paisagens Culturais’ ocorrerá às 9 h no Palácio da Aclamação, no Forte de São Pedro, no Campo Grande. A mostra será permanente já que as fotografias têm proteção especial contra a chuva. “É emblemático instalarmos a mostra no Passeio, já que o local foi modificado ao longo dos anos em função do crescimento da cidade”, diz o diretor do IPAC, João Carlos. 
São 11 grandes fotos impermeabilizadas, retratando espaços como a área da Praça Municipal, a Ladeira de Santana, os edifícios do cais do Porto de Salvador, o antigo Terreiro de Jesus, vistas do Farol e do Porto da Barra e do próprio Passeio Público. As imagens foram retirados do livro ‘50 anos de urbanização – Salvador da Bahia no Século XIX’, resultado de pesquisa da historiadora Consuelo Novais e vencedor do Prêmio Clarival do Prado Valladares.

Encontre mais exposições disponíveis em Salvador na página especial de arte do iBahia!