icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
ENTRETENIMENTO

Exposição em shopping traz obras de crianças de até seis anos

Mostra será aberta dia 28 de novembro na Galeria Arte Viva

foto autor

14/11/2015 às 17:00 • Atualizada em 01/09/2022 às 6:29 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
A arte como forma de estímulo à formação de pessoas mais criativas e conscientes, capazes de encontrar soluções diante dos desafios. Este é um dos objetivos da Exposição “Construído Olhares” de pinturas que a Escola AMA realiza na Galeria Arte Viva, no Shopping Paralela.A mostra coletiva, que será aberta no dia 28 de novembro, às 11h, reúne obras de mais de 70 crianças, com idade entre um e seis anos. Os pequenos artistas utilizaram técnicas como pintura com tinta acrílica, guache, massa acrílica, colagens e giz de cera para retratar o universo ao seu redor. A exposição fica em cartaz até 02 de dezembro.
“O trabalho com arte, desde os primeiros anos de vida, ajuda a criança a perceber, a observar e a participar mais do que acontece ao seu redor. Ela desenvolve a sensibilidade e torna-se capaz de criar soluções e enxergar possibilidades variadas para as situações que lhe forem apresentadas. A prática e o conhecimento da arte fazem com que a criança não fique limitada e possa enxergar novos caminhos”, afirma a artista plástica e psicopedagoga Maria Lúcia Argolo, diretora pedagógica da instituição localizada no bairro de Patamares.
Os temas trabalhados na exposição foram divididos pela faixa etária dos pequenos. Os Grupos 1 e 2 desenvolveram a sensibilidade e as sensações através das cores e texturas. No Grupo 3, o universo encantado do fundo do mar ganhou vida através de discussões – depois transformadas em pinturas - sobre os animais e a vegetação marinha e o cuidado com o meio ambiente. Já as crianças do Grupo 4 fizeram autorretratos: uma forma de se conhecerem melhor e trabalharem a própria identidade.Já o conhecimento sobre o outro, com destaque para o respeito às diferenças, foi o tema das obras do Grupo 5, cujos meninos e meninas conheceram integrantes da aldeia indígena Kariri Xocó, localizada em Lauro de Freitas, e escutaram lendas indígenas. “O conhecimento sobre si mesmo e sobre o outro ajuda as crianças a desenvolverem uma visão mais ampla e menos egoísta. Por isso, a arte enriquece a percepção dos pequeninos sobre eles mesmos e sobre o mundo, respeitando a diversidade, seja física, étnica, religiosa, educacional ou cultural”, explica Maria Lúcia Argolo.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em entretenimento