O glamour anda solto pelas ruas das cidades através das vitrines, com puro cenário e luz. E assim como num processo natural, o fotógrafo baiano Roberto de Souza resolveu fotografá-las e eternizá-las pelas ruas de Paris, Antuérpia, Bruxelas, Amsterdã, entre outras. O resultado desta experiência é a mostra FASHION VICTMS que terá sua vernissage na próxima quinta-feira (25), na Saladearte Cine Vivo (Shopping Paseo), a partir das 20h. Esta exposição está inserida na programação da Semana de Arte e Moda de Salvador - Imagem Fashion, evento promovido pelo grupo Saladearte que traz à cena arte, moda, fotografia, pintura, design e pensamento.
A idéia de fotografar os cenários das vitrines foi concebida por Roberto de Souza enquanto andava pelas ruas das cidades, principalmente na Europa. 'Percebia que por lá as vitrines eram bem mais elaboradas, criadas como verdadeiros cenários, entre o conceito singular e a iluminação apropriada', conta Souza.
A série 'FASHION VICTIMS' foi criada especialmente para o IMAGEM FASHION, a convite do diretor cultural do Grupo Saladearte Marcelo Sá. A partir da ideia inicial, do conceito do projeto como um todo, Roberto buscou em seus arquivos imagens e ideias para criar uma exposição que traduzisse esse contexto. 'Gosto de trabalhar a partir de um tema e com ele criar uma série, um conjunto de imagens que o investigue e o traduza,transforme o resultado adquirido em pensamento', acrescenta o fotógrafo.
Roberto começou a fotografar aos dez anos de idade, depois que ganhou do tio a sua primeira máquina. Como profissional, tem como influência Pierre Verger e a amiga Arlete Soares, com quem trabalhou por um tempo. O cinema, as artes plásticas e a moda também servem de mote para os seus trabalhos.
Em 2003, com a exposição 'Proibido Colar Cartazes', Souza ganhou o Prêmio Braskem de Cultura e Arte. Segundo ele, outra grande experiência profissional foi ter trabalhado para a agência de imagens WTN - World Wide Television News, para as produtoras Watch TV e Alice, e as televisões Canal Sur, BBC e CNN (Bruxelas).
Para o fotógrafo, exibir esses trabalhos em lugares públicos, nas salas de cinemas e shoppings, é trazer para mais próximo da população uma linguagem artística contextualizada. ?O mais importante para mim no Imagem Fashion é a visibilidade possível para os diferentes artistas que participam com as suas diferentes produções, através das mostras paralelas?, afirma.
O IMAGEM FASHION conta com o apoio financeiro do Governo da Bahia, através do Fundo de Cultura e também com o apoio institucional do Shopping Paralela, da Unijorge e da UFBA/PAC.
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!