Entretenimento

Exposição 'Impressões Visuais' já está em cartaz no Museu da Coelba

Como parte das celebrações pelos 50 anos de existência da Comissão Fulbright no Brasil, chega a Salvador a mostra ‘Impressões Visuais’. Em cartaz até o dia 10 de dezembro no Museu da Eletricidade e Centro de Eficiência Energética da Coelba, na Praça da Sé, a exposição é composta por 126 fotografias que ressaltam a história e as relações culturais entre Brasil e Estados Unidos ao longo das últimas décadas. Dividida em seis capítulos – Herança, Política, Cultura, Cidadania, Esportes e Meio Ambiente – ‘Impressões Visuais’ compara imagens da fotografia brasileira e estadunidense publicadas em jornais e revistas. As fotos foram cedidas pelos arquivos dos jornais O Globo, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Última Hora, The Washington Post e The New York Times, além de vários museus. Num trabalho de um ano e oito […]


05/11/2008 às 16h05

2 min de leitura

Como parte das celebrações pelos 50 anos de existência da Comissão Fulbright no Brasil, chega a Salvador a mostra ‘Impressões Visuais’.

Em cartaz até o dia 10 de dezembro no Museu da Eletricidade e Centro de Eficiência Energética da Coelba, na Praça da Sé, a exposição é composta por 126 fotografias que ressaltam a história e as relações culturais entre Brasil e Estados Unidos ao longo das últimas décadas.

Dividida em seis capítulos – Herança, Política, Cultura, Cidadania, Esportes e Meio Ambiente – ‘Impressões Visuais’ compara imagens da fotografia brasileira e estadunidense publicadas em jornais e revistas.

As fotos foram cedidas pelos arquivos dos jornais O Globo, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Última Hora, The Washington Post e The New York Times, além de vários museus.

Num trabalho de um ano e oito meses, o curador João Kulcsár selecionou as imagens, algumas ganhadoras de prêmios como Pulitzer, Esso e World Press Photo.

A exposição justapõe a coleção de imagens de maneira a resgatar momentos históricos dos dois países, como as quedas dos presidentes Nixon e Collor, a luta dos movimentos por direitos civis e conquistas como o tri-campeonato brasileiro da Copa do Mundo de futebol e o sonho de Martin Luther King.  

Serviço
Exposição ‘Impressões Visuais’
Museu de Eletricidade e Centro de Eficiência Energética da Coelba
Prédio histórico da Coelba na Praça da Sé.
Horário de funcionamento:  De segunda a sexta-feira das 8h às 17h
Aberta à visitação pública com entrada franca até o dia 10 de dezembro.