icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
ENTRETENIMENTO

Exposição 'Visita ao Cacau' continua em cartaz no Goethe-Institut Salvador

Mostra fotográfica de Jochen Weber registrou cultivo e coleta das sementes no Sul do estado

foto autor

18/08/2011 às 21:00 • Atualizada em 29/08/2022 às 15:35 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Exposição 'Visita ao Cacau' continua em cartaz no Goethe-Institut Salvador. A mostra pode ser vista de segunda a sexta, das 9h ás 18h30 e sábado, das 9h às 13h. A entrada é gratuita. O fotógrafo alemão Jochen Weber visitou a região cacaueira e registrou o seu cultivo e coleta, bem como as pessoas que ele vem formando no Sul do estado. A história do cacau se iniciou há mais de três mil anos, quando os maias e astecas tinham o fruto como planta sagrada, símbolo da vida, além de bebida dos deuses e moeda. A partir do período barroco, o cacau tornou-se a bebida dos nobres e, finalmente, passou a conquistar as classes burguesa e trabalhadora, na qual se popularizou com o início da Revolução Industrial. Logo o Ouro Castanho fez sucesso no mundo inteiro, na forma de bebidas lácteas e barras de chocolate.
O sul da Bahia oferece as condições ideais para o cultivo do cacau, o qual promoveu significativamente o desenvolvimento econômico da região. Embora a produção tenha diminuído nas décadas passadas, devido à competição internacional e à vassoura de bruxa, o cacau continua sendo um fator importante no panorama econômico do país.
Jochen Weber nasceu em 1963, em Stuttgart, na Alemanha, e começou a fotografar em 1989. Durante suas numerosas viagens pelo mundo, captou paisagens, lugares e pessoas em países distintos, como Austrália, Vietnã, Camboja, Argentina, Chile, Cuba, México e Guatemala, bem como África do Sul, Estados Unidos e nas nações européias. Desde 2009, vive em São Paulo e trabalha como fotógrafo e jornalista.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em entretenimento