icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
ENTRETENIMENTO

Exposições marcam a programação de verão da Biblioteca Pública

foto autor

09/01/2009 às 20:52 • Atualizada em 29/08/2022 às 13:28 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

A Biblioteca Pública do Estado realiza, durante todo o mês de janeiro, uma programação de verão repleta de exposições com temas variados. Com entrada gratuita, os usuários poderão conferir homenagens feitas à Bahia, ao candomblé e às festas populares, entre outros temas.

“Exposições como estas são uma forma de retratar um tema a partir de pinturas, fotos ou livros que servem tanto para aproximar o público da Biblioteca como também fomentar a reflexão”, destaca Ivana Lins, diretora da Biblioteca Pública.

Orixás - Resgatar as raízes da cultura afro-descendente. Esta é a proposta da exposição “A Saga dos Deuses” do artista plástico baiano Francisco Santos que estará aberta à visitação de 5 a 30/01, no foyer da Biblioteca Pública do Estado (Barris). “A Saga dos Deuses” é uma coletânea de pinturas que exibe deuses de uma das mais importantes religiões de matriz africana: o Candomblé. Nascido em Santo Amaro da Purificação, Francisco Santos é professor de artes e já expôs suas obras em vários terreiros de Candomblé, como o “Casa Branca (Vasco da Gama)”, o “Ilê Axé Opô Afonjá (São Gonçalo)” e o “Bate Folhas (Mata Escura)”, e também no Museu Fur Volkertunde (Alemanha).

Festas - A exposição bibliográfica “Festas Populares: sincretismo e identidade cultural” trará de 8 a 30/01, no 1º andar da Biblioteca Pública, uma abordagem panorâmica das principais festas populares comemoradas na Bahia, destacando a mistura entre o sagrado e o profano.

Caatinga - O Sertão também será homenageado pela exposição “As Maravilhas da Caatinga”, do fotógrafo Cláudio Humberto. A exposição, que se estende de 5 a 30/01, no 2º andar da Biblioteca, exibirá a força e beleza existentes no Sertão, captadas pela lente do fotógrafo, para além da aridez e do sofrimento.

Audiovisual e Braille – Em comemoração aos 200 anos do criador do sistema de escrita e leitura para cegos, Louis Braille, a Biblioteca Pública realiza, de 5 a 30/01, no 3º andar, a exposição “Caminhos da Acessibilidade”. O objetivo é o de mostrar as ações, produtos e serviços que promovem a acessibilidade ao portador da deficiência.

O projeto Música no Áudio inicia o ano de 2009 prestando uma homenagem ao Cinema, com a exposição de LP’s, Compactos e CD’s de trilhas sonoras de filmes. O público poderá conferir a exposição, de 5 a 30/01, no Setor Audiovisual da Biblioteca.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em entretenimento