Em prosseguimento ao seu calendário semestral, a Feira Baiana de Artesanato desembarca no Jardim dos Namorados neste final de semana (3 e 4 de outubro), das 16 às 21h, como opção de lazer gratuito ao público. São 80 barracas trazendo o melhor do artesanato produzido no estado, com peças de Salvador e cidades do interior, a arte indígena dos pataxós, guaranis, kiriris e tuxás e o artesanato das comunidades quilombolas de Dandá e Palmares.
A variedade de artefatos inclui desde a cerâmica tradicional, cestaria e trançado, tecelagem, bordados e crochê, à prataria e ourivesaria, artesanato mineral, instrumentos musicais e peças em coco, cabaça, madeira e couro, utilidades para o lar, roupas, bijuterias e produtos infantis. Também são comercializadas peças de associações beneficentes dos empreendimentos de economia solidária e flores naturais, a exemplo de rosas, girassóis e orquídeas.
Na Praça Rosa dos Ventos, 20 barracas de culinária oferecem doces, salgados, beijus, crepes, pastéis e pratos típicos da cozinha baiana. E o espaço ainda conta com o pé-de-serra do forrozeiro Zé Costa e convidados.
A feira segue durante toda a primavera e até o verão, em finais de semana alternados, com encerramento em março de 2010.
A Feira Baiana de Artesanato integra as ações do Instituto Mauá nas áreas de fomento, promoção e valorização do segmento. Na última temporada, de setembro de 2008 a março deste ano, segundo levantamento da Gerência de Promoção e Comercialização do Mauá, o evento movimentou mais de R$ 500 mil em vendas diretas para os artesãos.
Os participantes – todos devidamente cadastrados no Mauá – se revezam a partir de inscrição prévia e mediante o pagamento de R$ 50 (por edição) e, além das barracas, têm direito à infra-estrutura completa, da limpeza à segurança.
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!