Salvador comemora no dia 4 de dezembro a Festa de Santa Bárbara, reconhecida em 2008 como patrimônio imaterial da Bahia. O evento, que acontece há mais de 300 anos, é uma manifestação religiosa marcada por seu sincretismo e grande participação popular. A festa inicia oficialmente a temporada de manifestações populares de Verão na capital baiana. As comemorações em homenagem a Santa acontecem no Centro Histórico, neste sábado, a partir das 5 horas da manhã. Santa Bárbara é considerada madrinha do Corpo de Bombeiros, padroeira dos mercados e, no sincretismo religioso é conhecida como Iansã, a rainha dos ventos e raios.
As atividades começam com a tradicional queima de fogos de artifício na alvorada, às portas da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no Largo do Pelourinho. Em seguida, às 8 horas, será realizada missa festiva, acompanhada de procissão que sairá do local e passará pela sede do Corpo dos Bombeiros, na Ladeira da Praça (Baixa dos Sapateiros), onde há uma capela interna em homenagem à santa, que é saudada com jatos d'água e toques de sirene. Antes de retornar à Igreja Ordem Terceira do Carmo, a imagem passa pelo Mercado de Santa Bárbara – local onde comerciantes distribuem caruru anualmente em comemoração à data. Em seguida, os devotos voltam ao Pelourinho para curtir os festejos.
Atrações musicais – Shows e apresentações gratuitas irão agitar os largos, praças e ruas do bairro. As apresentações acontecem desde as 14 horas com o swing de Jorginho Comancheiro, Grupo Botequim, Will Carvalho e Cortejo Afro no Largo do Pelourinho e Band’afro Detona, Na Varanda e Catadinho do Samba no Terreiro de Jesus. Os Filhos de Marujo e Repique de Korte, por sua vez, animam o Largo Tereza Batista. Já o público que comparecer ao Largo Pedro Archanjo poderá conferir o tradicional Malê de Balê e as melodias do grupo Filosofia de Quintal. Quem preferir ir ao Largo Quincas Berro D’Água contará com o som de Clécia Queiroz e Ijexá da Bahia.
A festa continua também na Praça do Reggae, sob o comando de Aspiral do Reggae, Kamaphew Tawa, Gil Félix e Banda Passo. Por fim, Swing do Pelô, Meninos do Pelô, Meninos da Rocinha, Tambores e Cores, Maracatu Acasa, Os Bonecões e Bandão Jurema serão as atrações itinerantes que percorrerão as ruas do Pelourinho.
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!