Cineastas, cinéfilos, documentaristas e amantes do audiovisual estarão reunidos em Salvador, entre 16 e 21 de novembro, para a XIII edição de um dos eventos mais esperados do ano: o Festival Nacional 5 Minutos, promovido pela Diretoria de Audiovisual, Instituição da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. O Festival irá apresentar um panorama da mais recente produção audiovisual em curto formato. “O ponto alto do evento é a mostra competitiva, em que os 50 melhores vídeos deste ano concorrerão a prêmios de R$ 30 mil. Mas o 5 Minutos é muito mais. Música, performances ao vivo de VJs, panorama nacional, mostras de curta metragens, debates e muito mais”, conta a diretora de audiovisual da Fundação Cultural do Estado da Bahia, Sofia Federico.
Os 50 melhores vídeos habilitados para o Festival foram classificados para a programação principal do evento: a mostra competitiva. A competição irá selecionar cinco vídeos, em diversas categorias, que dividirão o prêmio de R$ 30 mil reais. Quatro vídeos serão selecionados por uma comissão de seleção (do 1º ao 3º lugar, e o vídeo de “jovem realizador” menor de 21 anos) e um será escolhido pelo público.
Quase todas as regiões do país estarão representadas na competição, mas os estados com maior destaque são a Bahia (com 30 selecionados), seguido de São Paulo (6), Rio de Janeiro (4), Minas Gerais (3) e Goiás (2).Os estados do Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sergipe terão um representante cada.
As exibições da mostra competitiva acontecem de 17 a 20 de novembro em Salvador e 10 cidades do interior do estado, sempre às 20h. Na capital baiana será exibido também o “Panorama Nacional”, com os demais vídeos habilitados que não foram selecionados para a mostra competitiva.
Para a mostra competitiva e o panorama nacional, 241 vídeos de todo o país foram habilitados, um aumento de 20% em relação ao mesmo período do ano passado. Destes, 39% são curtas produzidos fora da Bahia, o dobro de 2008. “Já alcançamos uma amplitude nacional. Embora a Bahia conte com importantes eventos de cinema, apenas o Festival contempla outras vertentes do audiovisual, como os jogos eletrônicos e filmes para celular. Então está tudo aqui, produtos de diversas partes do país. É o Brasil visto pelos olhos das lentes mas, principalmente, de cada brasileiro”, finaliza a diretora Sofia Federico.
“Entendemos que, para termos uma produção audiovisual forte, é preciso formar um público que aprecie esta linguagem artística e que se reconheça no que é exibido. Por isso temos uma novidade neste ano: a Mostra 5 Minutinhos, em parceria com a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis”, comemora Sofia Federico. A criançada poderá se divertir nas sessões que acontecem na Sala Walter da Silveira, de 17 a 20 de novembro, sempre às 10h.
Os fãs de cinema contarão com uma programação feita especialmente para eles. No dia 18 de novembro, às 16h, acontece a mostra “Cine Aberto – Ponta de Areia”, com exibição de curta metragens mineiros e cubanos. São oito vídeos que abordam temas como o patrimônio material e imaterial de Minas Gerias e a dicotomia “sonho e realidade” de Cuba.
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!