icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
ENTRETENIMENTO

Festival Gastronômico da Costa do Descobrimento mistura temperos, turismo e cultura

foto autor

25/06/2009 às 15:10 • Atualizada em 29/08/2022 às 11:57 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

Durante o período de 18 a 31 de julho, as cidades de Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e Belmonte, localizadas no sul da Bahia, participarão da 5ª edição do Festival Gastronômico da Costa do Descobrimento. Com o tema “A Carta de Caminha”, os 30 restaurantes participantes darão uma pitada a mais no tempero de seus pratos, criados especialmente para o Festival com o objetivo de agradar o paladar dos interessados em aliar gastronomia, história e turismo.

Além de novidades nos pratos da culinária brasileira e internacional, uma “mistura” de atividades completa a programação do Festival, que terá uma cidade cenográfica com atrações culturais diversas, uma escola gastronômica e suas oficinas de culinária, requintados festins com os mais renomados chefs de cozinha e, ainda, a produção da “Maior Moqueca do Mundo”, que servirá 2 mil convidados embalados ao som do músico Dudu Nobre.

Diversidade gastronômica

Com uma das regiões mais atrativas do Brasil para estrangeiros e para os próprios brasileiros, desde 1500 a Costa do Descobrimento recebe a influência de povos que se encantam com a mescla cultural e os atrativos locais.

Poucos lugares no mundo reúnem beleza natural, história, lazer, negócios e ecoturismo. Tudo isso somado ao fácil acesso dos principais centros do Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte) e a uma completa rede de serviços nas áreas de hotelaria, receptivos, locadora de veículos, alimentação, rede bancária e saúde.

Apostar na gastronomia é o caminho para ampliar ainda mais os horizontes de um dos principais destinos turístico do Brasil, seguindo exemplos de bons resultados em países como Itália, França, Espanha, México, Alemanha e Portugal, que fisgaram seus turistas “pelo estômago”.

No Brasil o segmento de restaurantes e similares já representa 40% do PIB (Produto Interno Bruto) do turismo e, na região da Costa do Descobrimento, firma o potencial gastronômico à diversidade cultural, somados à “chegada e permanência” de estrangeiros desde o ano de 1.500.

A variedade e qualidade das opções de restaurantes, que oferecem o melhor da tradicional comida baiana e da culinária nacional e internacional, refletem a mistura das raças e povos encontrados na região, tornando o período do Festival um momento em que toda esta diversidade histórica, cultural e de temperos se torna ainda mais evidente.

5º FESTIVAL GASTRONÔMICO DA COSTA DO DESCOBRIMENTO

- Período: 18 a 31 de julho de 2009

- Participação de 30 restaurantes de Porto Seguro (Arraial d’Ajuda e Trancoso), Santa Cruz de Cabrália e Belmonte. Cada restaurante cria nova receita para o evento, com o tema “A Carta de Caminha”.

- Roteiros (por categorias):

ü Roteiro das praias: restaurantes e barracas com serviço mais descontraído;

ü Roteiro das massas: pizzaria e afins;

ü Roteiro “Bom Prato”: restaurantes e barracas de praia que servem almoço e jantar fora da linha de “empratados”;

ü Roteiro Gourmet: alta gastronomia.

- Escola Gastronômica: seminários, degustação de produtos, oficinas e palestra abertas ao público. Montada na famosa “Passarela do Álcool” em Porto Seguro funcionará durante os dias 18 a 25 de julho.

- Cidade da Gastronomia: no charmoso Arraial D´Ajuda é montada uma cidade cenográfica, onde, em estandes, barracas e um superbar (Bar da Praça), o visitante tem a oportunidade de apreciar café, vinhos, queijos, culinária indígena e ainda se diverte ao som de Jazz e MPB. Isso faz com que a Cidade da Gastronomia se torne ainda mais atraente.

- Maior Moqueca do Mundo: uma supermoqueca servida numa panela de mais de 1,40 de boca para 2 mil pessoas, entre elas 500 crianças matriculadas na rede publica da cidade de Belmonte. A produção de uma nova panela, com capacidade para abrigar 150 quilos de peixe, já começou. Quem anima o evento em 2009 é o cantor e compositor Dudu Nobre.

- Concurso “O Melhor do Festival”: por meio de uma comissão julgadora e principalmente do voto popular, é eleito em cada roteiro “O Melhor do Festival”. O vencedor ganha um curso de especialização do parceiro SENAC.

- Festim dos Chefs: intercâmbio gastronômico entre os melhores chefs da região, com a finalidade de incentivar jantares, coquetéis, degustações e demonstrações de produtos e serviços. O desafio dos chefs da região e grandes nomes da gastronomia nacional e internacional será uma saborosa e divertida brincadeira que marcará o encerramento da edição de 2009 e lançará a de 2010.

PROGRAMAÇÃO:

18 de julho: cerimônia de abertura em Coroa Vermelha, Santa Cruz Cabrália

De 18 a 31 de julho: visita aos 30 restaurantes participantes, com pratos criados especialmente para o Festival. Concurso “O Melhor do Festival”

19 de julho: “Maior Moqueca do Mundo”

18 a 25 de julho: Cidade da Gastronomia e Escola Gastronômica

24 e 25 de julho: Sofisticados festins, com a realização de jantares nos restaurantes do roteiro gourmet, que contarão com a presença de renomados chefs da cozinha nacional e internacional

31 de julho: Desafio dos chefs e encerramento do festival

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em entretenimento