Festa de Reis encerra ciclo natalino. É hora de guardar os enfeites de Natal
Dia 6 de janeiro é comemorado o Dia de Reis, festa cristã que marca a data da visita dos três Reis Magos, Gaspar, Melchior e Baltasar, ao menino Jesus, em Belém. Segundo a lenda católica, os reis presentearam o menino Jesus com ouro, incenso e mirra, que representam as três dimensões de Cristo: a realeza, a divindade e a humanidade.
A festa popular, que sempre foi comemorada na Europa, foi trazida ao Brasil pelos portugueses. Ainda hoje, a chama dos festejos de Reis permanece acesa principalmente no nordeste, Minas Gerais, São Paulo e periferias das principais capitais do país.
A comemoração é chamada de Folia de Reis ou Reisados, quando grupos de foliões, a partir do Natal até a véspera de Reis, visitam os amigos ou conhecidos, cantando modinhas e versos alusivos à data. Dançam ao som de tambores, violões, solicitando dinheiro ou alimentos aos donos da casa, sempre fantasiados.
Segundo a tradição popular, é no Dia de Reis em que se desmontam as árvores de Natal, retiram-se os ‘pisca-piscas’, e guardam-se os presépios. Em Salvador, existe uma grande festa realizada no bairro da Lapinha, com direito a barraquinhas servindo comidas e bebidas típicas, e apresentações de grupos folclóricos. Todo esse festejo tornou-se mais intenso com a construção da capela da Lapinha, em 1771. Antigamente, concursos premiavam os ternos de reis, que eram cerca de 80 entidades ao todo.
A tradição do concurso ainda é mantida. Atualmente, Salvador possui sete Ternos de Reis espalhados por diferentes bairros da cidade: Anunciação (Lapinha), Rosa Menina (que teve origem no bairro de Brotas e migrou para Pernambués), Estrela do Oriente (Liberdade), Ternos da Terra (Cosme de Farias), dos Astros (Mussurunga), da Ciganinha (Alto de Coutos) e da Lua (Santa Rita).
Programação
06/01 - Dia festivo com missa às 7h, 16h e 19h. A parte profana prosegue nas barracas de comida e bebida montadas no Largo da Lapinha
17/01 - Os trenos desfilam no Bonfim, após a missa que marca o fim da parte religiosa da Festa do Bonfim, no dia 15 deste mês.
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!