iBahia Portal de notícias
icone de busca
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
ENTRETENIMENTO

Hoje é dia de Iemanja

foto autor

02/02/2009 às 14:32 • Atualizada em 27/08/2022 às 5:37 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

Dia dois de fevereiro comemora-se a maior festa pública do Candomblé no país. E é na Bahia, berço dessa crença, que Iemanjá é saudada com um grande festejo.

No bairro do Rio Vermelho, em Salvador, milhares de turistas, religiosos e filhos do candomblé, se reúnem para oferecer presentes à mãe de todos os Orixás, em troca de proteção e agradecimento às graças alcançadas.

A tradição desta fé começou nos anos 20, quando pescadores, aflitos com a falta de peixes, recorreram à rainha do mar, oferecendo presentes para agradá-la. Algumas lendas contam que em dias de águas revoltas, as mulheres dos pescadores rezavam e pediam a Iemanjá a proteção de seus homens em alto mar, e a fartura de pesca.

Em todos esses anos, na madrugada do dia 2 de fevereiro, a Casa do Peso, local onde pescadores do Rio Vermelho pesam os peixes e guardam seus utensílios de pesca, se transforma em um depósito de oferendas. Grandes balaios são colocados no local para que as pessoas depositem seus presentes. Pentes, perfumes, sabonetes, jóias, maquiagem, espelhos e muitas flores são alguns dos objetos depositados nos balaios para a mais vaidosa dos orixás.

Com os cestos repletos de presentes, pescadores saem no fim da tarde, em um cortejo pelo mar, levando as oferendas à rainha. Ainda segundo a tradição, se os objetos não afundarem ou voltarem à praia no dia seguinte, é sinal de que Iemanjá não gostou e o ano pode não está para peixe.

A lenda ainda alimenta os sentimentos de um outro orixá. Na véspera da festa da rainha do mar, pescadores preparam uma cesta com oferendas para depositar no Dique do Tororó, saudando Oxum, Deus das águas doces. Só assim a festa de Imanjá acontece em paz, sem o ciúme de Oxum.

Na religião católica, Iemanjá é conhecida como Nossa Senhora da Conceição. Conta-se que em 1960, um católico ofendeu os pescadores devotos do Candomblé e não aceitava o culto a Iemanjá, uma ‘mulher-sereia’ como é representada na Bahia. Por conta disso, apenas a festa do candomblé acontece. A Igreja de Santana, ao lado da Casa do Peso, permanece fechada durante todos os festejos do dia dois de fevereiro.

Terminada a parte religiosa da festa, começam as comemorações. O Rio Vermelho, que já leva a fama de bairro boêmio, se transforma em palco de uma grande folia. Barracas vendem bebidas e comidas típicas, e bandas de sopro e fanfarra animam a noite dos fieis.


Programação da festa 02 de Fevereiro
Abertura Oficial da festa
Horário: 05h
Alvorada com fogos e chegada do presente principal

Entrega do presente principal e saída do cortejo
Horário: 16h

Maiores informações:
Colônia dos Pecadores
Tel.: 33350440 / 3334-2647

Leia também:

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em entretenimento