A jovem aprendiz Iasmin e sua supervisora Ana Passos
Encontrar o primeiro emprego não é uma das tarefas mais fáceis. As empresas exigem experiência, determinados níveis de graduação e a Constituição Brasileira proíbe, por meio da lei 10.097/2000, a realização de qualquer trabalho por menores de 16 anos, exceto na condição de aprendizes, a partir dos 14 anos. Mas, de acordo com a mesma lei, as empresas de médio e grande porte são obrigadas a dar oportunidade do primeiro emprego aos jovens.
A Rede Bahia é uma das empresas que incentiva os jovens que querem ingressar no mercado de trabalho. Desde 2004, o projeto Jovem Aprendiz visa proporcionar o desenvolvimento pessoal, social e profissional de jovens de 16 e 17 anos. Já passaram pela Rede 112 aprendizes e aproximadamente 40% deles estão empregados no mercado formal e informal em áreas administrativas, de atendimento e de design. Atualmente, 29 jovens trabalham na sede, em Salvador, e nas afiliadas. Essa é a quinta turma do projeto.
Para a jovem aprendiz Iasmin Scher Coelho, de 16 anos, trabalhar no arquivo central da Rede Bahia é um grande aprendizado. “Apesar de não querer seguir esta carreira, gosto bastante de trabalhar aqui. Me sinto útil e responsável”, afirma. Iasmin, assim como muitos jovens, procurou o primeiro emprego em busca de independência financeira e experiência. “Queria um salário para poder comprar minhas coisas e ajudar minha família, além da importância disso no meu currículo. O que ganho não é muito, mas dá para suprir minhas necessidades”, conta a garota.
A maioria dos amigos de Iasmin não trabalha e nem tem vontade. “Acho que eles não querem e nem tem necessidade de ter um emprego. Alguns ficam me chamando para sair, mas eu não tenho vontade. Considero esse trabalho importante para o meu amadurecimento pessoal e profissional”, avalia a estudante que permanece na Rede Bahia das 14 às 18 horas, de segunda à sexta.
Conhecer os principais programas de computador, ter estudado inglês ou espanhol, ter fluência na língua portuguesa e muita disposição para o trabalho são algumas das exigências básicas para garantir um emprego. Quem ainda está começando e não estudou o suficiente ou não possui experiência deve ter muita persistência e dar um duro danado para conseguir a primeira chance. Para as empresas, fica a oportunidade de formar uma nova geração de colaboradores e para os jovens a chance de crescimento pessoal e profissional.
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!