Em 1961, o Instituto Internacional do Teatro (ITI) criou o Dia Mundial do Teatro, data comemorativa que homenageia a mais antiga forma de entretenimento. E, ao que tudo indica, o homem primitivo foi o responsável pelo surgimento da arte de representar. No tempo das cavernas, eles usavam a imitação como maneira de se comunicar, de contar aos outros, sem palavras, o que faziam.
Séculos e séculos depois, os jesuítas trouxeram o teatro para o Brasil como mais uma forma de catequizar os índios. Desde então, a arte de representar tem levado sentimento para centenas de pessoas a cada sessão. O espectador sorri, sofre, chora, ama, odeia, vive e morre com cada personagem interpretado no teatro.
De acordo com pesquisa realizada pela Fundação Nacional de Artes (Funarte) em 2009, a Bahia abriga 60 teatros. Sendo que, 63% dessas casas de espetáculos estão em Salvador. Mesmo estando em sétimo lugar do ranking de estados que mais possuem teatro (em primeiro está São Paulo com 306), o público baiano sofre com casas mal estruturadas. Em entrevista ao portal iBahia, o Secretário de Cultura do Estado da Bahia Márcio Meirelles, contou que 14 instituições privadas recebem apoio do governo. A exemplo do Teatro XVIII, Vila Velha, Teatro Gamboa Nova e Teatro Popular de Ilhéus.
Para o diretor teatral e dramaturgo Luiz Marfus, a maior dificuldade em fazer teatro na Bahia é a falta de patrocínio. 'A infra-estrutura financeira para você fazer uma montagem e manter em cartaz é muito difícil. As pessoas não têm idéia do quanto é caro fazer teatro' afirma.
Mas, mesmo com todas as dificuldades, a arte da dramaturgia encanta e seduz muitos profissionais. Marlucia Moraes, produtora artística é um bom exemplo. Formada em pedagogia, há 10 anos trabalha com teatro. 'O teatro tem a magia de fazer momentos únicos transformarem a realidade em beleza e arte', filosofa. Para Marfuz, é muito prazeroso ver suas idéias transformarem-se em cena.
O teatro é uma excelente alternativa para quem não dispensa boas horas de diversão. E, em Salvador, estão em cartaz espetáculos para todos os gostos e 'bolsos', com preços que variam de R$8 a R$100. Confira a agenda de teatro do iBahia e comemora o Dia Mundial do Teatro em grande estilo!
Para homenagear do Dia Mundial do Teatro, o iBahia.com produziu uma série de entrevistas especiais com grandes nomes do teatro baiano. Confira:
Aninha Franco - Produtora artística
Harildo Déda - Ator e diretor teatral
Fábio Lago - Ator
Márcio Meirelles - Secretário de Cultura do Estado da Bahia
Luiz Marfuz - Diretor teatral e dramaturgo
Marlúcia Moraes - Produtora artística
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!