Diversas linguagens artísticas juntas, produzidas exclusivamente por 45 crianças com idades entre 11 e 12 anos, poderão ser conferidas no I Festival Cultural do Colégio Experimental, dia 25 de novembro, às 18h, no Goethe-Institut - Icba, com entrada gratuita. Artes Visuais, Teatro, Fotografia, Fotonovela em Espanhol e Histórias em quadrinhos em Inglês integram o festival, que é resultado de meses de atividades intensas com os alunos da 5ª série do Colégio Experimental. Expressando a linha adotada pela instituição, que visa aprofundar seus discentes ao ensino escolar e ampliar sua visão da realidade através de experiências práticas, sua didática é fomentada através de projetos interdisciplinares.
Livro Fotográfico 'Olhares e Letras'
O projeto começou com oficinas internas de fotografia que aconteceram no primeiro trimestre letivo de 2009, sob a orientação do professor e fotógrafo Paulo Lima. 'O trabalho desenvolvido no Colégio Experimental foi uma experiência de mídia/educação. Através da fotografia (domínio da técnica, compreensão da linguagem fotográfica, saída a campo e análise das imagens produzidas), descobrimos um pouco mais sobre a organização espacial da cidade do Salvador, em particular bairros periféricos', relata Paulo Lima.
Durante trinta dias foram realizados, no primeiro momento, oficinas com o intuito de orientar os jovens em relação à calibração e ajustes do equipamento fotográfico; em seguida eles fizeram registros fotográficos pelos bairros da Ribeira, Liberdade, Lobato e Cabula, com aproximadamente 10 jovens por grupo. A aluna Juliana Zenha descreveu sua experiência, dizendo que 'a cidade de Salvador pode ter seu lado escuro, mas também esconde muitas riquezas e belezas'. Por fim, foram feitas leituras e análises das imagens produzidas em campo com a intenção de elaborar um texto que discorresse sobre a experiência e a organização urbana. As fotos foram expostas no próprio colégio no dia de apresentação dos resultados dos projetos interdisciplinares, resultando no livro 'Olhares e Letras', que custa R$25.
'O projeto foi pensado para ampliar as possibilidades de leitura de mundo dos nossos alunos. Explorar, a partir das lentes fotográficas, uma Salvador distante do olhar cotidiano. A Salvador que o turista geralmente não conhece e que se torna invisível para muitos. Foi uma experiência que provocou a transformação do olhar. Muitos relataram angústia, tristeza, insatisfação com o governo e perceberam realidades mobilizadoras e ao mesmo tempo inspiradoras', afirma uma das diretoras do colégio, Thais Costa.
'A Princesa Engasgada ou O Médico Camponês' - Grupo de Teatro Experimental
Capitaneado pelo ator e professor Caio Rodrigo Chaves, que já atuou em espetáculos como 'Um Bonde Chamado Desejo', de 2004; 'Viva o povo brasileiro', de 2007 e 'Murmúrios', em 2005 e 2006, o Grupo de Teatro do Colégio Experimental foi criado este ano, inicialmente como pesquisa da linguagem teatral e integrando o projeto interdisciplinar. As principais referências práticas e teóricas aplicadas aos alunos foram os exercícios e jogos teatrais de Augusto Boal e o Teatro Esporte, aliadas a exercícios de escuta, aproximação e ritmo, extraídos e recriados a partir de outros referenciais. Durante a primeira etapa do curso, foram levantados alguns aspectos teóricos visando à investigação dos elementos básicos para o acontecimento teatral. O que é essencial para que o teatro aconteça: Ator, Espaço, História e Espectador.
Outro recurso utilizado é o 'Elemento Coringa', onde um mesmo personagem é feito por vários alunos|atores dando-os a oportunidade de vivenciar outro tipo de recepção. O texto de Márcia Frederico é baseado numa lenda medieval que também serviu de inspiração para o dramaturgo francês Molière escrever 'O médico à força', uma de suas obras mais encenadas em todo o mundo.
Mostra de Artes Visuais
Composta por materiais produzidos pelos alunos, a mostra contou com participação integral da professora de artes Ana Luiza Brito, juntamente com outras produções das demais disciplinas. Os trabalhos exploram as obras de alguns artistas contemporâneos como Franz Krajcberg, Beatriz Milhazez, Os Gêmeos e Ronaldo Fraga. Cada aluno utilizou a obra desses artistas como base para suas vivências dentro do processo criativo, diversificando as técnicas e materiais utilizados.
Confira a programação:
Lançamento do livro 'Olhares e Letras'
Mostra de fotografias
Mostra de vídeo
Vernissage de Artes Visuais
Fotonovela em Espanhol
Quadrinhos em Inglês
Peça teatral 'A Princesa Engasgada ou o Médico Camponês', encenada pelo Grupo de Teatro Experimental
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!