Entretenimento

Imagem de santo negro volta, restaurada, para as Festas de Sant’Ana em Salvador

O Secretário de Cultura, Márcio Meirelles estará fazendo a entrega oficial da imagem do São Benedito à comunidade católica e ao Padre José Abel Pinheiro, responsável pela Paróquia, na próxima terça-feira (22), na igreja localizada na Ladeira de Sant’Ana, bairro de Nazaré. A obra sacra, em madeira do século XVII, foi destruída pelo desempregado Marcos Vinícius Santos Catarino, 31, no dia 3 de dezembro de 2007. O rapaz é adepto da Igreja Universal do Reino de Deus. Ele foi preso no mesmo dia do ato de vandalismo quando estava em fuga. No depoimento à polícia, o vândalo disse que subiu no altar e jogou a imagem no chão por achar que o santo “preto” tinha a “cara do demônio”. A imagem foi restaurada por técnicos especialistas do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), autarquia da secretaria de […]


17/07/2008 às 13h36

2 min de leitura

O Secretário de Cultura, Márcio Meirelles estará fazendo a entrega oficial da imagem do São Benedito à comunidade católica e ao Padre José Abel Pinheiro, responsável pela Paróquia, na próxima terça-feira (22), na igreja localizada na Ladeira de Sant’Ana, bairro de Nazaré.

A obra sacra, em madeira do século XVII, foi destruída pelo desempregado Marcos Vinícius Santos Catarino, 31, no dia 3 de dezembro de 2007. O rapaz é adepto da Igreja Universal do Reino de Deus. Ele foi preso no mesmo dia do ato de vandalismo quando estava em fuga. No depoimento à polícia, o vândalo disse que subiu no altar e jogou a imagem no chão por achar que o santo “preto” tinha a “cara do demônio”.

A imagem foi restaurada por técnicos especialistas do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), autarquia da secretaria de Cultura (Secult), cujo trabalho é referência nacional.

O altar de São Benedito, localizado na lateral direita da igreja também ficou parcialmente destruído e está sendo recuperado pelo IPAC.

A imagem do santo ficará em exposição pública, na sacristia, enquanto o altar ainda não está pronto. Banners expostos juntos a imagem mostrarão, passo a passo, o processo de restauração.