Com o objetivo de preservar, dinamizar e difundir os acervos museais no estado, o Governo da Bahia, através da Secretaria de Cultura do Estado/Fundo de Cultura da Bahia e do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), está com inscrições abertas para o edital “Apoio à Preservação, Dinamização e Difusão de Acervos Pertencentes a Instituições Museais Privadas e Comunitárias no Estado da Bahia”, que oferece meio milhão de reais para até 15 projetos. Com inscrições abertas até o dia 29 de junho de 2010, o edital oferece incentivos em três categorias: Montagem de Exposição de Longa Duração, Ações Educativas Pontuais e Ações Educativas Continuadas.
Podem inscrever projetos instituições museais privadas e comunitárias, além de pessoas jurídicas de direito privado do campo artístico-cultural e pessoas físicas. O edital está disponível no site, mas quem quiser tirar dúvidas técnicas com a equipe da Diretoria de Museus do IPAC, além do telefone (71) 3117-6381, terá a oportunidade, no próximo dia 17 de junho, durante a Plenária Estadual de preparação para Fórum Nacional de Museus – que será realizado em julho, em Brasília (DF).
Segundo Ana Cristina Coelho, museologa integrante do Grupo de Trabalho que coordena na Diretoria de Museus do IPAC o Sistema de Museus da Bahia, a política de editais para instituições museais se apresenta como um mecanismo de fomento e democratização do acesso aos recursos públicos. “Os editais permitem, sobretudo, que instituições do interior do estado promovam a dinamização e difusão do patrimônio museológico”, afirma.
No ano passado, com o lançamento dos dois primeiros editais estaduais lançados especificamente para beneficar os museus, foram realizadas 63 inscrições, através das quais 28 instituições tiveram seus projetos aprovados, da capital e do interior, significando um total de mais de um milhão de reais em investimentos para o setor. Várias atividades educativas serão realizadas com este apoio.
“Quando soubemos do edital do ano passado, enviamos um projeto para apoiar a realização de uma ação que já realizamos no museu, como forma de potenciá-la. Fomos selecionados e o nosso curso começa agora, em julho. Já temos inscrições não só de pessoas da área de biologia, mas de públicos diversos, como estudantes de psicologia e professores de educação básica”, comemora Rosimare Lira, coordenadora pedagógica do projeto “Os Bichos do Museu Vão à Escola – Ano Internacional da Biodiversidade”, do Museu do Núcleo Regional de Ofiologia e Animais Peçonhentos da Bahia (Ufba).
“Através desse edital, tivemos a oportunidade de juntar pessoas de espaços de aprendizagem diferentes, como museu e escola, em ambos os espaços, porque nossa proposta é levar um museu itinerante para estudantes, mas atrair as pessoas ao nosso museu também”, completa. Esse projeto foi selecionado em 2009 pelo edital Apoio à Proposta de Formação Artística e/ou Qualificação Técnica na Área Museológica e Patrimonial, com apoio de R$ 50mil reais.
Os projetos para edital podem ser inscritos na sede do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), à Rua 28 de Setembro, nº15, Centro Histórico, em Salvador, de segunda a sexta-feira, das 14 às 18h, ou enviados para a CAIXA POSTAL 5004, CEP 40.026-970, Salvador - Bahia, via correio ou serviço similar de entrega, com Aviso de Recebimento (A.R).
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!