Em junho, o subúrbio de Salvador será palco para o IV Festival de Artes Caldeirão Cultural, que acontece desde o dia 08 e segue até o 19 de junho, no Centro Cultural Plataforma, espaço cultural administrado pela Fundação Cultural do Estado da Bahia - FUNCEB, unidade da Secretaria de Cultura do estado - SecultBa. Durante duas semanas, diversas atividades artístico-culturais marcam a comemoração de três anos de reabertura do Centro Cultural Plataforma e conta com a participação dos grupos de arte e cultura do Subúrbio Ferroviário de Salvador e convidados.
O Festival de Artes Caldeirão Cultural representa a diversidade, a riqueza presente no cotidiano do Centro desde a sua reabertura e favorece a articulação entre os diferentes grupos e organizações locais em torno da arte e cultura. A coordenadora do Centro Cultural Plataforma, Ana Vaneska comemora e ressalta a importância decisiva da participação dos grupos locais no espaço: 'Os muitos grupos culturais atuantes aqui brigaram pela retomada desse espaço. Eles fizeram ressurgir o Centro. Além disso, o desenvolvimento social da comunidade está sempre no foco dos projetos artísticos elaborados por esses agentes culturais', pontua Vaneska.
O Caldeirão Cultural potencializa os grupos para que suas intervenções em suas respectivas comunidades sejam fortalecidas e ampliadas, interferindo diretamente na melhoria de qualidade de vida da comunidade dos diversos bairros que compõem o subúrbio de Salvador, onde se encontra cerca de 1/4 da população da capital, alcançando mais de 750 mil habitantes. Esta é uma população majoritariamente afro-descendente, que têm, na base do trabalho dos grupos artísticos-culturais, todo seu aprendizado e desenvolvimento como cidadão na cultura de resistência de seu próprio povo. Em edições anteriores, o Caldeirão reuniu mais de 7.500 pessoas.
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!