|
---|
João Carlos Teixeira Gomes é ensaísta e poeta, professor de literatura brasileira na Universidade Federal da Bahia |
O projeto Encontro com o Escritor recebe, nesta quarta-feira, dia 20 de abril, o polêmico João Carlos Teixeira Gomes na Biblioteca Pública do Estado da Bahia. Conhecido como 'pena de aço', o escritor, que ocupa a cadeira número 15 da Academia de Letras da Bahia, publicou trabalhos sobre Gregório de Matos e Manuel Bernardes. O encontro acontece a partir das 15 horas e é aberto ao público interessado em ouvir as histórias de João.
Sobre os Encontros Desde 2002 divulgando o trabalho de escritores baianos o projeto “Encontro com o Escritor” é um importante exemplo de valorização do escritor local, estabelecendo mais um elo de aproximação do autor e sua obra junto à sociedade em geral. O que se fortaleceu, ainda mais, com a publicação, no ano de 2010, do livro “Encontro com o Escritor 2002 – 2009”, obra que reúne 55 autores dos mais variados gêneros literários.
João Carlos Teixeira Gomes Em 1985 publicou um livro sobre Gregório de Mattos e a tradição da sátira peninsular ("Gregório de Mattos, o Boca de Brasa") que foi muito bem recebido pela crítica e pelo público. Outro trabalho de sua autoria também publicado foi "Camões Contestador e Outros Ensaios". Além desses, participou, em colaboração, dos livros "Dezoito Contistas Baianos", "Da Ideologia do Pessimismo à Ideologia da Esperança", "A Obsessão Barroca da Morte de Manuel Bernardes e Quevedo". O autor do polêmico ""Memórias das Trevas - Uma devassa na vida de Antônio Carlos Magalhães", Geração Editorial - São Paulo, ocupa a cadeira nº. 15 da Academia de Letras da Bahia. Tem três livros de poesias publicados: "Ciclo Imaginário", "O Domador de Gafanhotos" e "A Esfinge Contemplada". Deste último, lançado pela Editora Nova Fronteira - Rio de Janeiro, 1988, pág. 216