O Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro, recebe a exposição Peles Grafitadas, de Willyams Martins, um dos nomes mais comentados da nova cena das artes visuais na Bahia. A mostra permanece aberta ao público até o dia 15 de fevereiro, de terça a sexta, das 8h às 12h e 14h às 22h, sábados e domingos, das 14h às 22h, com entrada franca. A exposição faz parte do Edital Portas Abertas para as Artes Visuais 2008, da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), unidade da Secretaria de Cultura.
As telas, que compõem a exposição, possuem inscrições e desenhos em miniatura, manchas irregulares de cores, jateamento de spray, restos de cartazes e propagandas publicitárias encontradas nas superfícies dos muros das cidades. A técnica utilizada pelo artista foi objeto de pesquisa do seu mestrado em Artes Visuais, realizado na Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia.
Signos e texturas
Signos muitas vezes incompletos e de texturas imprevistas em retalhos efêmeros. Imagens que o tempo, as demolições e as construções sistemáticas apagarão das superfícies desgastadas dos muros. São recortes feitos nos muros de diversos lugares do país, como Salvador, Cachoeira, Juazeiro, São Paulo e Teresina.
Grande vencedor do Prêmio Braskem de Cultura e Arte 2006, Willyams Martins leva à Juazeiro novas apropriações que nos mostram um pouco do cotidiano, das dores, dos traumas, das alegrias, dos desejos que encontramos registrados nos muros das cidades.
'Willyams deseja mais que a representação da cidade, quer possuir seus pedaços, seus depoimentos, fragmentos de cada história do dia-a-dia que se registram nos muros desgastados pelo tempo, reafirmando que ali, tem história a contar', define Roaleno Costa, diretor da Escola de Belas Artes da UFBA.
SERVIÇO
O quê: Exposição Peles Grafitadas
Onde: Centro de Cultura João Gilberto, Rua José Petitinga, s/n, Juazeiro. Tel.: 74 3611-4322
Quando: abertura 15/01, às 19h, visitação 16/01 a 15/02, ter a sex, das 8h às 12h e 14h às 22h, sáb e dom, das 14h às 22h
Quanto: Grátis
Realização: Willyams Martins/FUNCEB
Contato: [email protected]
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!