Após as descobertas iniciais da pesquisa, os jovens passaram pela apropriação de programas de design e tratamento de imagens, produção de textos, diagramação, ilustração, animação, fotografia, entremeados por leituras, debates, palestras e visitas a museus.
“As pessoas acham que o Pelourinho se resume a igrejas e casarões, mas existem pessoas que dão vida ao local”, diz Ednaira Mendes, 18, aluna do projeto. Para ela, a experiência foi “nova, diferente, e vai mudar minha vida”. O impulso para a vida profissional é destacado por Cleberson Oliveira, 16, quando diz que o projeto o guiou profissionalmente. Uma das tentativas foi fazer surgir visão menos estereotipada e mais reveladora do Pelourinho. “Com o contato com moradores os alunos perceberam que eles não são meros atores de cenário”, comenta o instrutor Vinicius.
Para a diretora do Pelourinho Cultural, Ivanna Soutto, o projeto foi prioritário na sua programação. “A parceria com a Oi Kabun foi uma excelente oportunidade para afirmar as tendências e ferramentas que mobilizam o jovem residente de local tão inspirador e, muitas vezes, complexo demais”, destaca Ivanna. A diretora diz que o ideal é dar continuidade ao projeto. “Nossas energias estarão concentradas para oferecermos mais oportunidades de aperfeiçoamento profissional sem perder a criatividade desses jovens”, afirma Soutto.
SERVIÇO:
LANÇAMENTO DO SITE, REVISTA E ABERTURA DA MOSTRA FOTOGRÁFICA OLHAM AÍ O PELÔ
Data: 07/07/2009
Abertura: 19h
Local: Pelourinho Cultura – Largo do Pelourinho, nº 12 – Em frente à Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos
*A mostra fotográfica fica aberta até 14 de julho na sede do Pelourinho Cultural, Casa 12.
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!