Do iBahia, por Thatiana Seixas
Na noite da última terça-feira (15), aconteceu em Salvador a pré-estreia nacional de VIPs, longa dirigido por Toniko Melo que tem Wagner Moura como protagonista. Baseado no livro 'Histórias Reais de Um Mentiroso', de Mariana Caltabiano, apresenta fatos interessantes da vida do estelionatário Marcelo Nascimento.
No filme, a linha que separa a ficção da realidade é a visível atitude dissimulada da personagem, chegando a acreditar na própria mentira. É claramente um psicopata, golpista, mas que parece se divertir com o que está fazendo. Já o Marcelo real, pode ser visto como um picareta, que tem plena consciência do mal que está fazendo.
Apesar da semelhança, o diretor garante que foram feitos apenas recortes da história real, sendo uma livre adaptação no roteiro de Bráulio Mantovani e Thiago Dottori. A maior diferença entre a ficção e a realidade é o estado de consciência de cada um e a diferença entre a picaretagem e a obsessão doentia de um 'sonhador' de se passar por outra pessoa.
A jornada do Marcelo fictício se inicia desde a escola, quando ele imita colegas de sala e professores, criando confusões. O rapaz é um jovem sonhador, muito apegado à imagem do pai - que aparece freqüentemente durante o filme. Marcelo tem o desejo de ser um piloto de avião, o que acabou gerando muitos empregos ilegais para ele.
Para cada situação ele cria um nome e uma personalidade diferente: Carrera, Denis, Juliano de Souza (líder do PCC), Henrique Constantino, além de uma imitação louvável de Renato Russo - palmas para Wagner Moura. Pego algumas vezes pela polícia, sua maior façanha foi no Recifolia, onde fingiu ser o empresário Henrique Constantino, filho do dono da Gol. Isso te rendeu camarote, hotel de luxo, entrevistas à TV, amizade com celebridades e uma prisão. Em entrevistas, o real Marcelo diz ter consciência do que estava fazendo, levando até mesmo como uma brincadeira.
Wagner Moura se destacou por sua brilhante atuação no filme. Entre as melhores performances, podemos citar a do ator argentino veterano Jorge D'Elia, que interpreta um chefe do narcotráfico no Paraguai. Além dos dois, participam de VIP’s Gisele Fróes e Juliano Cazarré.
O filme desperta curiosidade de saber mais sobre a vida da personagem, que realmente existe e passou por situações surreais. VIPs entra em cartaz no dia 25 de março nos cinemas de todo o Brasil.
Notícias relacionadas:
VIPs -Entrevista com Wagner Moura e Toniko Melo
Vladimir Brichta assiste estreia nacional de VIPs, filme estrelado por Wagner Moura
Wagner Moura ganha miniatura sua em pré-estreia de filme
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!