Depois de Souto Soares, mais quatro municípios baianos reúnem na próxima semana artistas, produtores, gestores, estudantes e servidores públicos para discutir cultura, desenvolvimento, diversidade e cidadania. Oliveira dos Brejinhos, dia 10, Xique-Xique e Pintadas, dia 11, e Cocos, dia 14, dão sequência às conferências municipais de cultura, prévias das conferências territoriais e setoriais que antecedem a Conferência Estadual de Cultura, que será realizada de 26 a 29 de novembro, em Ilhéus.
A conferência de Souto Soares, cidade de 18 mil habitantes, na Chapada Diamantina, a primeira das 417 previstas para o estado, superou as expectativas e reuniu 172 participantes no salão paroquial da catedral. “Uma das principais reivindicações foi a descentralização das ações da cultura para a zona rural do município”, disse a secretária de Cultura e Turismo de Souto Soares, Marly Araújo, que organizou 15 encontros prévios nos distritos.
A superintendente de Desenvolvimento Territorial da Cultura da Secretaria Estadual de Cultura, Ângela Andrade, afirmou que um dos papéis importantes da conferência é a definição das responsabilidades do município, do governo estadual e da União nas políticas públicas para a cultura. Ela apontou também para a importância da conferência como um momento de avaliação, de uma escuta sobre o desempenho do governo estadual no atendimento às deliberações da conferência anterior.
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!