A Aliança Francesa recebe as imagens do fotojornalista congolês Baudouin Mouanda na exposição La Sape. As fotografias retratam o cotidiano dos sapeurs, dândis africanos, que há mais de 25 anos estampam as ruas pobres de Brazzaville, capital do Congo, e de diversos bairros congoleses de Paris, Londres e Bruxelas. A exposição fica aberta à visitação até 8 de janeiro.
A exposição La Sape já foi apresentada no Museu Nacional de Bamako (Mali) e premiada na Bienal de Fotografia Africana em 2009. Sape é o nome do movimento, que significa Société des Ambianceurs et Personnes Élégantes, cuja tradução é Sociedade dos Animadores e Pessoas Elegantes. O Sapeur é o participante dessa sociedade, formada apenas homens, que competem em elegância e popularidade, sendo reconhecidos pela maior posse de suas vidas: as roupas, geralmente fraques, coletes e ternos.
No movimento cabem diferentes classes sociais, desde os endinheirados que iam conhecer Paris e voltavam com o melhor da moda, a homens bastante pobres, que tem nas roupas uma perspectiva de identidade. Com o lema “Let’s drop the weapons, let us work and dress elegantely”, ou seja Vamos deixar as armas, vamos trabalhar e nos vestir elengantemente.
Através dos registros de Baudouin Mouanda é possível observar que diversos simbolismos compõem a realidade sociocultural partilhada no La Sape. Baudouin Mouanda investe em close-ups, destaca os detalhes e realça o sobressalto das cores para representar o dinamismo e a autenticidade dos Sapeurs congoleses. As roupas sempre são de marcas de grifes internacionais e cortes impecáveis. Há espaço para ternos, fraques, suspensórios, lenços. Aqueles que não podem arcar com os custos, trabalham mais jornadas ou mesmo pedem as peças a outros, para poder arcar com seus luxos.
Serviço
Local: Aliança Francesa de Salvador
Endereço: Av. Sete de Setembro, 401 – Ladeira da Barra
Vernissage: 27 de novembro, 19h (fechado para convidados)
Visitação: 29 de novembro a 8 de janeiro
Segunda à sexta das 8h às 21h, sábados das 8h30 às 17h
Contato: [email protected]
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!