Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > entretenimento
Whatsapp Whatsapp
ENTRETENIMENTO

Museu de Arte da Bahia comemora o Dia da Cultura com mesa redonda sobre cultura e meio ambiente

• 03/11/2009 às 15:59 • Atualizada em 29/08/2022 às 13:11 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!


O Museu de Arte da Bahia vai comemorar o Dia da Cultura, na próxima quinta-feira, 05 de novembro (2009), às 17h30min, com uma Mesa Redonda que vai discutir os aspectos culturais ligados ao meio ambiente, através da abordagem de ambientalistas, artistas, e outros profissionais preocupados com as questões da sustentabilidade e da preservação da natureza.

O evento também integra o projeto e exposição “Mata Atlântica – Paisagens”, da artista plástica baiana Vera Patury, que fica à mostra até o dia 22 de novembro no MAB. A proposta reúne arte e meio-ambiente e utiliza o museu como um veículo de educação, além de perceber a educação através da arte como uma maneira atraente de sensibilizar para um assunto tão atual como a preservação do meio ambiente.

CULTURA E MEIO AMBIENTE

Para a Diretora do Museu de Arte da Bahia, Sylvia Athayde, com a exposição de Vera Patury e a Mesa Redonda sobre Cultura e Meio Ambiente no dia dedicado à Cultura, o Museu de Arte da Bahia está contribuindo para uma tomada de consciência sobre a sustentabilidade, colaborando, assim, para a preservação ambiental. “No momento em que estão sendo votadas, questionadas e revistas decisões que afetarão as nossas áreas florestais, nada mais oportuno do que essas iniciativas”, diz Sylvia Athayde”.

Já para a artista plástica, arquiteta e ambientalista Vera Patury a arte, por sua capacidade de despertar sentimentos nos homens, pode favorecer o desenvolvimento de um olhar mais amoroso, contribuindo para a mudança do atual paradigma de dominação da natureza. E contribui também para o pacífico reconhecimento de que o homem é “uma espécie entre as espécies”, segundo ela.

ABORDAGENS

Como a arte e cultura podem ser expressas de maneira a sensibilizar as demais atividades da sociedade no sentido de uma percepção de mundo unitário e como essa mesma arte pode ser um instrumento de ativismo criativo, vai ser o tema da participação do produtor cultural José Carlos Simões, na Mesa Redonda.

Graduado em Relações Internacionais e Pós Graduado em História das Relações Internacionais pela UERJ, deste 1998 Simões realiza um trabalho de intercâmbio artístico-cultural com países da Europa Central e Brasil, com longo histórico na relação entre Brasil e Áustria. Foi curador da exposição “Olhares sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos e o Meio Ambiente – Hundertwasser e Mello” em Brasília e Salvador.

Para ele através do belo e do alegre se evidencia a indissociável relação entre os Direitos Humanos e o Meio Ambiente, “sendo que essa relação harmoniosa é a condição da realização do projeto de sociedade futura e do desenvolvimento sustentável”, acredita.

Já o administrador Eduardo Athayde, membro da equipe de pesquisadores do WWI-Worldwatch Institute em Washington; diretor do WWI no Brasil, e outro participante da Mesa Redonda, vai falar sobre nova cultura ambiental global e os paradigmas da economia de baixo carbono e sobre os impactos das mudanças climáticas no dia a dia, nos produtos e serviços, na legislação, na contabilidade e nas empresas.

Athayde, que também é consultor e articulista dos jornais O Estado de São Paulo, Valor Econômico, Folha de São Paulo e A Tarde, também vai falar sobre o crescimento dos fundos socio-ambientais, sobre o novo princípio do preservador-pagador e sobre as 'Fazendas de Chocolate' da Bahia.

Também vão participar da Mesa Redonda o Diretor Presidente do Instituto Eco Desenvolvimento, Isaac Edington; Marcos Mariani, do Preserve Amazônia e a professora de Química a e pesquisadora Tânia Tavares, da Universidade Federal da Bahia, além de Vera Patury e da diretora do MAB, Sylvia Athayde.

SERVIÇO:
MESA REDONDA: Cultura e Meio Ambiente
DIA: 05 de novembro de 2009
HORÁRIO: 17h30min
LOCAL: Museu de Arte da Bahia/MAB/ (Corredor da Vitória)

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

RELACIONADAS:

MAIS EM ENTRETENIMENTO :

Ver mais em entretenimento