*Da redação
Nesta quarta-feira (23), o Museu de Arte da Bahia (MAB) completa 90 anos de fundação, ocorrida em 1918. O aniversário chega anunciando metas e projetos para serem desenvolvidos até julho de 2009. O MAB é um dos 13 museus e espaços artístico-culturais do Instituto do Patrimônio Artístico Cultural da Bahia (IPAC), autarquia da secretaria estadual de Cultura.
De acordo com a diretora do MAB, Sylvia Athayde, a primeira dessas realizações será a retomada de importantes publicações feitas pelo Museu do Estado da Bahia, como era denominado. A aprimeira obra a ser reeditada será o livro “Museu para o Povo”, de José Antonio do Prado Valadares.
Logo em seguida, o MAB abre, em uma das suas salas, uma mostra com artistas contemporâneos que utilizam a madeira como meio de expressão. Os convidados são Florival, Maxim Malhado e Paulo Pereira. Em continuação a este projeto, outro grupo de artistas - Mário Cravo, Krajcberg e Joaquim Tenreiro – apresentará seus trabalhos.
Ainda este ano, em data a ser confirmada, a renomada pianista portuguesa Maria João Pires realizará um recital para homenagear o Museu nos seus 90 anos. Já em outubro próximo, o MAB abrirá exposição fotográfica que virá de Portugal com o título “Casas de Brasileiro”, uma mostra que pretende abordar de forma simbólica, a influência dos emigrantes do Brasil na transição dos séculos XIX e XX. Foi então criado um estilo próprio com várias tipologias arquitetônicas que veio a denominar-se “casas de brasileiro”.
No calendário das exposições comemorativas está programada também, para o primeiro semestre de 2009, uma exposição em homenagem aos 400 Anos de nascimento do Padre Antonio Vieira, apresentando outros aspectos daquela memorável mostra realizada pelo MAB, em 1997, por ocasião dos 300 anos do seu falecimento.
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!