icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
ENTRETENIMENTO

Museu do Cinema é destaque na Feira de Formandos e Universitários

foto autor

13/07/2010 às 14:25 • Atualizada em 27/08/2022 às 3:56 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

Equipamentos antigos de cinema e vídeo/audiovisual, lentes, filmes e outras relíquias que contam a história da Sétima Arte na Bahia e no Brasil serão expostos no Museu do Cinema durante a 3ª Feira de Formandos e Universitários, que acontece de 16 a 18 de julho, no Centro de Convenções, Bahia. Um dos destaques da exposição é uma câmera da época da 2ª Guerra Mundial. Das 10 unidades fabricadas entre 1910 e 1920 nos Estados Unidos, duas vieram para o Brasil. Uma delas, por sinal, pertence ao cineasta Roque Araújo, grande idealizador do Museu do Cinema e um dos homenageados da Feira. Ele comprou o equipamento há 28 anos, no Rio de Janeiro, e garante que ainda funciona.

Esta é apenas uma das peças adquiridas pelo cineasta ao longo dos 26 anos em que vem garimpando equipamentos antigos. Para Roque Araújo, o modo como se fazia cinema antigamente era muito diferente e os jovens tem agora a oportunidade de entender um pouco esse processo evolutivo da técnica de filmar. 'A nova geração só conhece o digital, mas eu quero mostrar a eles, através dos equipamentos, um olhar diferente do cinema', diz. O seu acervo está no 1º piso da Biblioteca do Barris, na Exposição 100 anos do Cinema Brasileiro, e será levado ao Centro de Convenções especialmente para a III Feira de Formandos e Universitários.

Além de responsável pelo Museu do Cinema, Roque Araújo também participará do Painel programado para o evento, cujo tema é 'O Brasil Que Queremos', na próxima sexta-feira, 16, às 16h. Ele vai falar sobre cinema, política cinematográfica, tecnologia digital e as dificuldades atuais do cinema brasileiro e baiano.

Roque Araújo iniciou sua carreira como eletricista e passou por todos os estágios do cinema, 'menos como maquiador e transformista', como costuma dizer. Foi montador, diretor de fotografia, roteirista e diretor cinematográfico. Seu grande mestre foi Glauber Rocha, do qual se tornou amigo e participou de todos os seus filmes. Morou 30 anos no Rio de Janeiro e uma temporada na Europa. Recentemente, foi diretor de fotografia do filme 'Nova Redenção a Terra do Poço Azul', que será lançado no dia 29 de julho, na Jornada de Cinema. Por fim, Roque Araújo disse que no momento está finalizando o filme 'Glauber em defesa do Cinema', curta de uma hora sobre os melhores momentos do cineasta baiano.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em entretenimento