icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
ENTRETENIMENTO

Música Falada aposta em cenário sustentável

foto autor

25/08/2010 às 13:44 • Atualizada em 29/08/2022 às 15:00 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

Em 2010, o Música Falada tem seu foco não somente no cenário artístico cultural brasileiro. A novidade deste ano é o segmento social e ambiental do evento, através dos materiais recicláveis que estarão presentes no cenário do espetáculo. Nunca se falou tanto em sustentabilidade e em meio ambiente como nos dias de hoje. O tema vem sendo discutido exaustivamente, mas as atitudes de fato, referentes ao assunto, ainda são muito pequenas.Com a idéia de entrar para o ainda pequeno grupo de colaboradores com o meio ambiente, que o Musica Falada, em parceria com a Miniusina de Criação e a Mega Madeira, traz para o palco do Teatro Castro Alves uma fotografia sustentável. “Um cenário individual, charmoso, acolhedor e reciclável. Essa é a proposta do projeto em 2010 em contribuição para o desenvolvimento sustentável do país”, conta André Simões, diretor executivo do projeto.

O conceito do cenário surge no espaço de um galpão, garagem ou porão, onde todos os elementos são guardados, por vezes amontoados. Tudo está à mostra. Local onde são conservados objetos e materiais que podem ser reaproveitados. Dentro desse conceito, a cenografia vem na tentativa de traduzir as premissas de reduzir, reciclar e reutilizar. “A intenção do projeto cenográfico é extrapolar os limites cênicos da reutilização e reaproveitamento de materiais para provocar visualmente o expectador com uma cenografia a ser percebida ao longo do show”, explica Jonga Cunha, diretor musical do projeto.ela primeira vez o TCA receberá um cenário tão sustentável. Para isso, foram usadas 18.000 tampas de garrafa pet coloridas e 2.000 garrafas pet transparente no espaço dos apresentadores. O piso da marcação dos artistas será composto de ladrilho hidráulico com madeira de demolição.

Também serão utilizados 120m de tubo de PVC com diferentes diâmetros e diversos tipos de conexões para compor o fundo do palco, papel de folha de bananeira para as lâmpadas do cenário, caixas de papelão usadas e novas com aplicação de estêncil do Musica Falada, pneus com plantas e madeira de demolição nos móveis dos apresentadores. Tudo isso para revelar a cenografia sustentável do espetáculo. “A sustentabilidade social presente em todo cenário do evento, ajudou ainda mais o Musica Falada a encontrar sua verdadeira identidade”, revela Fernando Guerreiro, direção artística.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em entretenimento