O Museu de Arte da Bahia – MAB – inaugura amanhã, 18 de maio (2010), Dia Internacional dos Museus, às 18 horas, a exposição “Reencontrar José Valladares – O Mestre”, focalizando a brilhante trajetória de José Valladares, enquanto historiador, crítico de arte, jornalista e diretor do Museu do Estado de que pode ser considerado o seu verdadeiro criador.
Estarão expostos os principais quadros da coleção Abbott, por ele estudada e classificada para produzir a monografia “A Coleção Abbot: A primeira pinacoteca da Bahia”, assim como os trabalhos premiados dos artistas que participaram dos Salões de Belas Artes por ele criado e incentivado de 1949 a 1956. Também ficará exposta rica documentação fotográfica resgatando a importância de José Valladares, morto prematuramente aos 43 anos, em um acidente de avião, quando voltava de um Congresso de Diretores de Museus, no Rio de Janeiro.
Amanhã, após a abertura da exposição, acontece o relançamento do livro “Museus para o Povo”, de autoria de José Valladares, de 1945. A publicação é um valioso estudo fruto das observações e experiências nos museus americanos que freqüentou e pesquisou durante estadia nos Estados Unidos, em 1943, com uma bolsa da Fundação Rockfeller. Lá se dedicou aos estudos da História da Arte no Graduate Institute da Universidade de Nova York e estagiou no Brooklin Museum, como aprendizado prático de museologia.
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!